Home - Últimas - Concurso aberto para requalificação da conduta central de água em Nelas

Concurso aberto para requalificação da conduta central de água em Nelas

Empreitada prevê substituição de infra-estruturas com mais de 50 anos e afectará cerca de 70 por cento do abastecimento doméstico no concelho. Investimento será financiado em 85 por cento pelo PT2030.

Está a decorrer, desde o dia 2 e até 25 de Julho, o concurso público para a empreitada de requalificação da conduta central de abastecimento de água no concelho de Nelas. A intervenção será realizada em várias artérias da vila, designadamente na Rua D. Afonso Henriques (a partir do Depósito de Água), Rua das Flores, Rua Sacadura Cabral e Rua Luís de Camões, e terá impacto directo em cerca de 70 por cento do abastecimento doméstico de todo o concelho.

A rede em causa é responsável pelo fornecimento de água a mais de metade da população de Nelas, estendendo-se também ao Folhadal, ao reservatório da Urgeiriça — que abastece Canas de Senhorim, Urgeiriça, Vale de Madeiros e Lapa do Lobo —, bem como aos reservatórios de Póvoa de Santo António, Caldas da Felgueira e Carvalhal Redondo, que fornecem, respectivamente, estas localidades e ainda Carvalhal Redondo, Aguieira, o Pisão e parte de Moreira.

Com mais de 50 anos de existência, a conduta de fibrocimento data do período do Estado Novo. Segundo os serviços municipais, a infra-estrutura é responsável por constantes rupturas e falhas no abastecimento de água, o que motiva agora a sua substituição integral.

O projecto inclui, além da renovação das condutas de água e saneamento, a execução de uma nova rede de águas pluviais, telecomunicações e electricidade. Prevê ainda a remoção e reposição de pavimentos, construção de passeios com acessibilidade sustentável, redimensionamento do perfil rodoviário, nova sinalização e soluções para a melhoria da aderência do piso, com preocupação ambiental e sustentável. Estão também previstas intervenções que permitam, no futuro, a adaptação a outros melhoramentos em zonas de interesse público.

A candidatura ao programa PT2030, através do instrumento ITI – Investimentos Territoriais Integrados, permitirá o co-financiamento de 85 por cento do valor global da empreitada.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …