O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê dias de vento, chuva persistente e forte agitação marítima devido à depressão Claudia, que começará a afectar Portugal continental a partir do final da tarde de terça-feira, inicialmente no Minho. De acordo com o IPMA, a depressão estender-se-á progressivamente às restantes regiões do país entre os dias 12 e 13, através da passagem de várias linhas de instabilidade, mantendo-se activa pelo menos até ao fim-de-semana.
Estão previstos períodos de chuva por vezes forte e persistente, especialmente nos dias 12 e 13, acompanhados de trovoada. A partir da tarde de quinta-feira, a precipitação deverá ocorrer em regime de aguaceiros intensos. Os maiores acumulados de precipitação são esperados no litoral Norte e Centro e nas zonas montanhosas, podendo ultrapassar os 150 milímetros até domingo.
O vento, proveniente do quadrante sul, começará a intensificar-se na terça-feira, com rajadas até 70 km/h no Minho e 80 km/h nas terras altas. O pico de intensidade está previsto para quinta-feira, com rajadas que poderão atingir 90 km/h no litoral e 120 km/h nas regiões montanhosas.
Prevê-se ainda forte agitação marítima, com ondas de sudoeste de três a quatro metros, temporariamente de quatro a cinco metros na quinta-feira, podendo afectar zonas habitualmente mais abrigadas, como a costa sul do Algarve e a região da Arrábida.
O IPMA adiantou que serão emitidos avisos meteorológicos ao longo da semana, relativos à precipitação, trovoada, vento e agitação marítima, apelando ao acompanhamento regular das actualizações. A depressão Claudia integra-se numa vasta região depressionária complexa sobre o Atlântico Norte, que deverá manter-se quase estacionária até ao fim de semana.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc