Um homem de 39 anos, engenheiro electrotécnico, que está acusado de 16 crimes de incêndio florestal, um dos quais agravados, ocorridos entre 2017 e 2020 na zona de Castelo Branco, assumiu hoje em tribunal a autoria de 15 crimes. O homem de 39 anos, residente no concelho da Sertã, no distrito de Castelo Branco está em prisão preventiva desde Julho de 2021.
.
O arguido assumiu que os factos que constam na acusação do Ministério Público (MP) são “verdade integralmente”, excepto o incêndio registado em 22 de Junho de 2017, sobre o qual afirmou “não se recordar”, embora tenha admitido conhecer o local onde aquele ocorreu. O detido manifestou ainda arrependimento pelos actos que praticou. “Estou arrependido pelos danos materiais e pessoais que fiz”. Adiantou que, na altura em que foi preso, sentia “inquietude, ansiedade, insónias e vontade de ver fumo”. O engenheiro electrotécnico disse ainda que estes sintomas melhoraram em Novembro 2021, quando foi ao psiquiatra, já no Estabelecimento Prisional de Castelo Branco, onde estava detido a aguardar julgamento.
.
O advogado de defesa solicitou uma perícia médica ao arguido. O tribunal, considerando o teor das declarações do engenheiro electrotécnico e, uma vez que o mesmo tem acompanhamento psicológico e psiquiátrico e está a receber terapêutica, solicitou que até à próxima sessão de julgamento sejam entregues os elementos clínicos relativos ao arguido, desde que este está a receber assistência clínica no Estabelecimento Prisional de Castelo Branco.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
