Home - Últimas - Escola Nacional de Bombeiros na Lousã conta com seis novos veículos

Escola Nacional de Bombeiros na Lousã conta com seis novos veículos

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) adquiriu seis viaturas operacionais para a formação ministrada aos bombeiros e demais agentes de protecção civil, com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A escola conta agora com dois VFCI – Veículo Florestal de Combate a Incêndios, três VTTP – Veículo Táctico de Transporte de Pessoal e um VLCI – Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios, representando um investimento superior a 442 mil euros.

“Os veículos operacionais destinados a ministrar formação aos bombeiros que intervêm no combate aos incêndios rurais constituem-se como recursos fundamentais para aumentar a capacidade formativa da ENB, estando a sua aquisição enquadrada na componente C8 do PRR, no âmbito do Programa MAIS Floresta”, explica uma nota daquela escola.

A cerimónia de inauguração dos veículos, que decorreu no dia 28 de Outubro no Centro de Formação Especializado em Incêndios Florestais da ENB, na Lousã, contou com a presença do Secretário de Estado da Protecção Civil, Paulo Ribeiro, do Presidente Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANPEC), Brigadeiro-General Duarte da Costa, do Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LPB), António Nunes, de representantes dos Municípios da Lousã, Sintra e São João da Madeira, do Presidente da Direcção da ENB, Lídio Lopes.

“A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) é a autoridade pedagógica para a formação dos bombeiros portugueses. Criada em 1995, é uma entidade privada sem fins lucrativos e pessoa colectiva de utilidade pública que tem como associados a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANEPC) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP). Desde a sua fundação, a escola tem vindo a desempenhar um papel fundamental no sistema nacional de protecção civil, desenvolvendo as qualificações e especializações indispensáveis à missão cada vez mais exigente dos bombeiros e demais agentes de protecção e socorro. Ao longo de quase três décadas a promover o ‘saber para servir’, a ENB acumulou uma vasta experiência devidamente reconhecida e certificada a nível nacional e internacional. Esta credibilidade formativa também é colocada, também, à disposição de todos os cidadãos”, explica a nota.

LEIA TAMBÉM

Universidade Sénior de Carregal do Sal vai recriar ida histórica à Feira do Queijo de Celorico da Beira

A Universidade Sénior de Carregal do Sal promove, na próxima sexta-feira, 20 de Fevereiro, uma …

Câmara de Gouveia encerra Rua 1 de Dezembro por perigo de aluimento

A Rua 1 de Dezembro, em Gouveia, foi encerrada ao trânsito por tempo indeterminado, devido …