Home - Últimas - Escola Nacional de Bombeiros na Lousã conta com seis novos veículos

Escola Nacional de Bombeiros na Lousã conta com seis novos veículos

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) adquiriu seis viaturas operacionais para a formação ministrada aos bombeiros e demais agentes de protecção civil, com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A escola conta agora com dois VFCI – Veículo Florestal de Combate a Incêndios, três VTTP – Veículo Táctico de Transporte de Pessoal e um VLCI – Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios, representando um investimento superior a 442 mil euros.

“Os veículos operacionais destinados a ministrar formação aos bombeiros que intervêm no combate aos incêndios rurais constituem-se como recursos fundamentais para aumentar a capacidade formativa da ENB, estando a sua aquisição enquadrada na componente C8 do PRR, no âmbito do Programa MAIS Floresta”, explica uma nota daquela escola.

A cerimónia de inauguração dos veículos, que decorreu no dia 28 de Outubro no Centro de Formação Especializado em Incêndios Florestais da ENB, na Lousã, contou com a presença do Secretário de Estado da Protecção Civil, Paulo Ribeiro, do Presidente Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANPEC), Brigadeiro-General Duarte da Costa, do Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LPB), António Nunes, de representantes dos Municípios da Lousã, Sintra e São João da Madeira, do Presidente da Direcção da ENB, Lídio Lopes.

“A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) é a autoridade pedagógica para a formação dos bombeiros portugueses. Criada em 1995, é uma entidade privada sem fins lucrativos e pessoa colectiva de utilidade pública que tem como associados a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANEPC) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP). Desde a sua fundação, a escola tem vindo a desempenhar um papel fundamental no sistema nacional de protecção civil, desenvolvendo as qualificações e especializações indispensáveis à missão cada vez mais exigente dos bombeiros e demais agentes de protecção e socorro. Ao longo de quase três décadas a promover o ‘saber para servir’, a ENB acumulou uma vasta experiência devidamente reconhecida e certificada a nível nacional e internacional. Esta credibilidade formativa também é colocada, também, à disposição de todos os cidadãos”, explica a nota.

LEIA TAMBÉM

Manteigas reforçou rede de abastecimento de água após danos provocados pelas intempéries

A Câmara Municipal de Manteigas reforçou o sistema de abastecimento de água na sequência dos …

Polícia Judiciária deteve mulher que tentava introduzir haxixe na prisão de Coimbra

Homem detido em Viseu por suspeita de abuso sexual de criança

Um homem de 46 anos foi detido pela Polícia Judiciária, na zona de Viseu, por …