O (des)treinador nacional “afastou-nos” do caminho da Espanha…
Assumo que estou zangado ! Está consumado o afastamento da Selecção Nacional de Futebol deste Europeu, 2024. Com alguma honra mas sem glória ainda que pálida.
E nem sequer sou dos que acredita naquilo do “de Espanha nem bom vento nem bom casamento” mas que nos mandaram de lá um (des)treinador/seleccionador mais incompetente e mais teimoso que aquele outro que (des)treina o Benfica, lá isso é verdade !…
Nestes quartos de final com a equipa da França, o homem engendrou uma Selecção Nacional que, a bem dizer, jogou os 120 minutos de jogo para tentar chegar ao desempate por grandes penalidades !… Estamos em crer que o (des)treina “encomendou” a equipa outra vez ao “S. Diogo” mas agora não nos foi concedida a graça do desempate com a Eslovénia e “já fomos”…
Não fiz a contabilidade lance a lance mas fiquei com a ideia de que esta Selecção, Nacional neste jogo com a França, fez muitos mais passes para o lado e para trás do que fez para a frente… Diogo Costa, por exemplo, não pôde tentar um único chuto em profundidade… E apesar de tanta “posse de bola”, tivemos apenas 4 lances perigosos sobre a baliza adversária. Foi uma treta de táctica. Um faz que anda mas sem acelerar…e sem assustar o adversário que foi jogando confortável.
A seguir, serviu para desvalorizar alguns dos bons jogadores que temos, precisamente dos mais jovens e já mais do que promissores. Sim, o (des)treina continuou a manter sentados no banco alguns dos jogadores jovens e “rotativos” enquanto mantinha os “veteranos” a terem de jogar 120 minutos seguidos. Cristiano Ronaldo, neste Europeu, “foi obrigado” a desprestigiar-se, a não marcar e a não bater pelo menos mais um recorde, ao mandarem-no “emparedar-se” no meio dos centrais adversários com Gonçalo Ramos e João Félix no banco a roerem-se todos… Enfim, cá atrás, Pepe, esse, aguentou-se bastante bem.
Vitinha continuou sendo o mais “rotativo” e Nuno Mendes o mais forte durante todo o jogo. Foi pena não ter metido golo naquele pontapé frontal perto do final dos 120 minutos. Seria hoje um “herói nacional” !
E assim se passou ao lado de um Europeu mais conseguido. Acho que esta Selecção Francesa, ainda por cima com o Mbappé meio lesionado, não vai ultrapassar a Espanha na meia final e a Espanha será campeã. E o (des) treina da Selecção Portuguesa vai festejar e legitimamente que até é Espanhol. Um (des)treina que já “sacrificou” no insucesso uma excelente Selecção Belga em jogadores de futebol. E que acaba de “sacrificar” uma outra. Sim, estou particularmente zangado que desta vez a “vítima” foi a Selecção Nacional !
Entretanto, afinal que critérios conduziram a que a Federação Portuguesa de Futebol tivesse contratado este seleccionador/(des)treinador ?? Bolas e rebolas que esses “artistas” é que são os principais culpados de mais este desaire futebolístico!
Enfim, desejo que, apesar de tudo, a Selecção Francesa possa vir a ser a campeã para, também dessa forma, poder contrariar as teses racistas e xenófobas de uma certa “senhora” que, lá em França, dá pelo nome de Marine le Pen ao serviço de uma certa “extrema direita” política. Deram conta que a França acabou a jogar contra nós com 10 jogadores descendentes de africanos ?!…
5 de Julho de 2024
(treinador de sofá)
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
