Oliveira do Hospital acolheu, ontem, no segundo dia de evento, sessenta e sete dirigentes associativos das escolas e institutos do Politécnico de Coimbra (ESAC, ESEC, ESTGOH, ESTeSC, ISCAC e ISEC), que participaram num fim de semana formativo e de partilha de ideias. O evento, sob o tema “Formar para o Futuro”, teve como objectivo contribuir para a implementação de acções e melhorias no âmbito da instituição.
A vice-presidente do Politécnico de Coimbra, Ana Ferreira, explicou que o encontro visou fornecer ferramentas aos dirigentes associativos para que conheçam melhor a instituição e, assim, possam apoiar os estudantes no seu dia a dia académico. “Os participantes tiveram a oportunidade de compreender a estrutura da instituição, os apoios sociais disponíveis, programas para estudantes e a organização das competições desportivas universitárias, além de receberem orientações sobre boas práticas na comunicação institucional”, explicou aquela responsável, destacando também a partilha de experiências e as sugestões apresentadas pelos estudantes para melhorar o IPC no futuro.
O evento começou no Auditório Marques de Almeida, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC), com uma sessão de abertura que contou com a participação de Pedro Santos, representante das Associações de Estudantes do IPC, e de Ana Ferreira. Seguiu-se uma actividade de team building, dinamizada pela INOPOL Academia de Empreendedorismo. O dia também incluiu uma mesa-redonda sobre “Desafios atuais da mobilização dos jovens: como envolver e motivar”, com a participação de diversas personalidades do associativismo estudantil, e workshops sobre “Programas e ferramentas ao dispor do Estudante” e “Associativismo: desafios e oportunidades na primeira pessoa”.
No segundo dia, os participantes deslocaram-se a Oliveira do Hospital, onde o Politécnico de Coimbra tem a sua Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGOH). A manhã foi dedicada a visitas culturais e educativas, que incluíram o Eco Trilho – Centro Interpretativo de Vestígios Judaicos, o Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela, o Anfiteatro Romano e o Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva. Além disso, participaram numa acção de reflorestação promovida pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental (sSOA) do IPC, em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.
Na parte da tarde, a Casa da Cultura César Oliveira acolheu um workshop sobre Comunicação Institucional, dinamizado por Alda Antunes, coordenadora do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da ESEC. O evento prosseguiu com uma apresentação sobre a estrutura do IPC e um balanço do trabalho realizado, conduzido por Jéssica Lopes, técnica superior do Gabinete de Comunicação Institucional e Imagem do IPC. A tarde foi encerrada com uma palestra sobre Organização do Desporto Universitário, apresentada por Hugo Fonseca, responsável pelo Desporto Universitário do IPC. Durante todo o fim de semana, o Gabinete de Desporto do IPC organizou momentos de “Pausa Ativa”, incentivando a prática física entre os participantes.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
