A Feira da Primavera regressa no próximo dia 20 de Março a Meruge, concelho de Oliveira do Hospital, três anos depois de ter sido interrompida devido à pandemia da COVID 19. Trata-se de um evento singular e ecológico com palco no Terreiro do Santo e que nesta edição conta com novas valências e dinâmicas. Uma forma diferente de assinalar o regresso da Primavera, numa iniciativa que procura lembrar também o dos incêndios com o canteiro da Amizade e da Esperança, em que cada uma das 16 freguesias do concelho deverá plantar uma árvore, ou a iniciativa venha adoptar uma árvore.
O evento é servido por um espaço de exposição e venda, a cargo de vários “Viveiros” e “Floristas” da região, decorrerão, em simultâneo, “oficinas” (workshops) ministradas por especialistas, nomeadamente de arranjos florais, poda de árvores, macramê, cuidados e cultivo de suculentas, cactos, orquídeas e outras plantas. Como atractivo suplementar, os participantes nestas formativas oficinas/workshops, receberão um vale de 10 euros, para gastar em plantas na Feira.
A juntar ao festival de cores e exotismo das flores e plantas, a Feira da Primavera, tem animação de rua e espectáculos musicais, ateliers para crianças e a pintura de um “mural” alusivo à Primavera (para participar no qual é necessária inscrição prévia).
“Venha Adoptar uma Árvore”, é outra iniciativa original, promovida no âmbito da “Feira da Primavera” e que conta com a colaboração do Município. Mediante requisição no Secretariado da Feira, qualquer visitante pode receber uma ou mais árvores para “Adopção”. A “ficha” com os dados dos “adoptantes”, permitirá a uma equipa especializada, seguir o futuro das árvores.
“Reconhecendo que o fogo deixou na paisagem feridas que só o tempo irá reparar, acreditamos que há gestos simbólicos, que, por vezes, têm a força do estímulo e do exemplo. É o que pretendemos com a criação do “CANTEIRO DA AMIZADE E DA ESPERANÇA”, no Parque do S. Bartolomeu, em Meruge. A Junta de Freguesia de Meruge, convidou cada uma das 16 Juntas de Freguesia do Concelho a trazer e plantar nesse “Canteiro”, pelas 11 horas de dia 20, uma árvore, onde figure o nome da Freguesia respectiva, que simbolizará o desejo comum de um território regenerado, sustentável e livre de incêndios”, refere uma nota da autarquia.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
