Natural de Vila Nova de Poiares, o piloto de 26 anos é apontado como uma das promessas nacionais. Assume a pressão, mas quer apenas “acumular quilómetros e aprender”.
O jovem piloto Gonçalo Henriques, natural de Vila Nova de Poiares, participa no Vodafone Rali de Portugal 2025 ao volante de um Hyundai i20 N Rally2, com a navegadora Inês Veiga, de Águeda. Aos 26 anos, e apontado como uma das promessas do automobilismo nacional, Henriques reconhece sentir “responsabilidade e alguma pressão”, mas sublinha que o objectivo é evoluir e ganhar experiência ao longo da prova.
“Receber esses elogios é sempre uma motivação, mas também é uma responsabilidade que pode provocar alguma pressão, que tento afastar. Quero fazer os meus ralis da mesma forma, divertir-me o mais possível e, sobretudo, ir aprendendo. Ser apontado como um dos futuros pilotos de referência portugueses tem de servir apenas para trabalhar mais”, afirmou, em declarações à agência Lusa.
O piloto da Hyundai Portugal destaca ainda a importância de partilhar a equipa com o espanhol Dani Sordo, um dos nomes mais experientes do WRC. “É um ídolo e um exemplo. Acompanhei a carreira dele e nunca pensei que agora ia estar tão próximo. Ajuda no que pode, está sempre disponível para tirar dúvidas, sobretudo nas afinações, que é excepcional. Tento aproveitar ao máximo todos os momentos com ele”, referiu.
Depois de um rali anterior interrompido antes do final, Henriques encara esta edição com o objectivo claro de concluir a prova: “O nosso último rali não terminou como queríamos e acabámos por não fazer bastantes quilómetros que eram importantes para a nossa evolução. Por isso, o principal é terminar e acumular o máximo de quilómetros possível.”
Embora a classificação não seja prioridade, o jovem piloto admite o desejo de medir o ritmo face aos adversários directos da categoria Rally2. “Queremos ser rápidos e perceber onde é que nos colocamos em relação aos pilotos mais rápidos da categoria. Vamos tentar ir para o nosso setor mais rápido e ver como nos adaptamos aos pneus. É uma descoberta para nós, em todos os sentidos”, explicou.
Esta sexta-feira, com a prova a passar pela região Centro, Gonçalo Henriques corre “em casa” e espera sentir o apoio do público. “Será uma motivação. Mas, na verdade, não conheço assim tão bem os troços, porque não são sítios por onde passo frequentemente. Já passei lá, porque fiz o rali onde se passava, mas neste carro vai ser completamente diferente. Sentir o calor do público, isso certamente vai-nos motivar.”
O Rali de Portugal decorre até domingo e é a quarta prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis.
.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc