Fogo deflagrou em Póvoa de São Cosme, mobilizando centenas de operacionais e meios aéreos.
O presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, Francisco Rolo, confirmou hoje ao final da tarde que o incêndio que lavra no concelho desde a tarde obrigou à retirada de mais de duas dezenas de pessoas das suas habitações. Segundo o autarca, o fogo teve início na Póvoa de São Cosme, na União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, próximo da encosta do rio Mondego, numa zona de quintas habitadas maioritariamente por cidadãos estrangeiros.
“Por precaução, entre duas a três dezenas de pessoas foram retiradas porque o fogo avançou para Norte e colocou as suas casas em perigo”, explicou Francisco Rolo, acrescentando que não se registou qualquer habitação afectada. Os evacuados foram instalados numa zona de abrigo em Seixo da Beira.
As chamas deflagraram numa área de mato, e avançaram para a freguesia de Seixo da Beira, consumindo também terrenos de pastoreio.
O combate ao incêndio mobilizou 452 operacionais, apoiados por 131 viaturas e sete meios aéreos. No terreno estão ainda três máquinas de rastos cedidas pelo município, a criar zonas de descontinuidade para travar o avanço do fogo.
“O nosso objectivo é controlar o fogo antes do início da noite e evitar que chegue a aglomerados urbanos”, salientou o presidente da Câmara.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc