Home - Últimas - Inverno começa no domingo com frio, chuva e possibilidade de neve

Inverno começa no domingo com frio, chuva e possibilidade de neve

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para a chegada do Inverno, no domingo, marcada por chuva, descida acentuada das temperaturas e queda de neve nas regiões Norte e Centro, com máximas entre os 04 e os 14 graus Celsius. As previsões para o Natal continuam incertas.

O IPMA antecipa para o primeiro dia de Inverno um cenário de tempo instável, associado à influência de uma vasta região depressionária localizada entre a Islândia e a Península Ibérica. A situação meteorológica deverá traduzir-se em céu muito nublado e aguaceiros, por vezes sob a forma de granizo e acompanhados de trovoada, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

A meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera Patrícia Marques explicou, em declarações à Lusa, que Portugal continental será afectado, a partir do fim-de-semana, por uma massa de ar polar marítima, responsável pela descida das temperaturas e pela queda de neve a cotas mais baixas no interior Norte e Centro, com valores próximos ou inferiores a zero graus.

Segundo a responsável, a partir da tarde de sábado o estado do tempo será marcado pela passagem de superfícies frontais frias e pelo transporte dessa massa de ar polar sobre o continente. No domingo, a queda de neve deverá ocorrer acima dos 800 a 1000 metros de altitude, podendo descer temporariamente para os 600 a 800 metros, em especial no Norte. Está também previsto vento fraco a moderado, neblina ou nevoeiro em alguns locais e uma pequena descida da temperatura máxima.

Devido à previsão de neve, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu aviso amarelo para os distritos de Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga, entre as 18h00 de sábado e as 09h00 de domingo.

No que respeita às temperaturas, as máximas deverão variar entre os 04 graus, na Guarda, e os 14 graus, em Faro, enquanto as mínimas oscilarão entre os menos 02 graus, também na Guarda, e os 08 graus, em Lisboa e Setúbal.

A meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera alertou ainda para um período de forte agitação marítima nos próximos dias, com ondas de noroeste entre os 04 e os 06 metros na costa ocidental. Foram emitidos avisos laranja para os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, entre as 09:00 de hoje e as 03:00 de sábado, passando depois a aviso amarelo até domingo. Faro, Setúbal e Beja mantêm-se sob aviso amarelo até às 18h00 de domingo.

Quanto à véspera e ao dia de Natal, Patrícia Marques indicou que a chuva deverá manter-se pelo menos até à noite de 24 de Dezembro, sublinhando, no entanto, que ainda é cedo para previsões definitivas. “Tudo aponta para que no dia de Natal não chova”, afirmou.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …