O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê céu pouco nublado ou limpo na generalidade de Portugal continental durante o eclipse solar da próxima quarta-feira, condições que deverão favorecer a observação de um fenómeno que não se repetia no país desde 1912.
Em comunicado, o IPMA refere que, durante o período do eclipse, apenas existe uma probabilidade de cerca de 25% de formação de nebulosidade baixa em algumas zonas do litoral Norte e Centro, mantendo-se no restante território condições favoráveis à observação.
O eclipse terá início por volta das 18h30, atingirá o ponto máximo cerca das 19h30 e terminará perto das 20h30.
Na maior parte do território nacional, incluindo as Beiras, o fenómeno será parcial, com a Lua a ocultar entre 92% e 99% do disco solar. A totalidade apenas será observável numa pequena área do Parque Natural de Montesinho, em Bragança, onde o Sol ficará totalmente encoberto durante cerca de 26 segundos.
O anterior eclipse total do Sol visível em Portugal ocorreu em 1912 e o próximo só está previsto para 2144.
O IPMA recorda que a observação do eclipse deve ser feita exclusivamente com óculos certificados ou equipamentos adequados, uma vez que olhar directamente para o Sol sem protecção pode provocar lesões graves e permanentes na visão.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
