O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma diminuição significativa da precipitação na semana de 16 a 22 de Fevereiro, após a passagem das tempestades Ingrid, Joseph, Kristin, Leonard, Marta e Nils, pelo território do Continente, mas alerta para uma descida das temperaturas, em especial da mínima.
O IPMA explica que o regime que vigorou desde a terceira semana de Janeiro dará lugar a uma maior influência anticiclónica. “O anticiclone dos Açores irá posicionar-se na região entre os Açores, Madeira e o Continente”, refere o organismo, prevendo um regime de alternância entre dias sem precipitação e dias com chuva.
Segundo as previsões, nos dias 16, 19 e 20 deverão ocorrer passagens de sistemas frontais de actividade moderada, com precipitação mais significativa a norte do sistema Montejunto-Estrela, em especial no Minho e no Douro Litoral. Está igualmente prevista queda de neve nas terras altas do Norte e do Centro.
O vento soprará do quadrante Oeste, por vezes forte e com rajadas nas terras altas e no litoral Oeste.
Quanto às temperaturas, o IPMA antecipa uma descida, sobretudo das mínimas, tendência que deverá acentuar-se no final da semana. Em muitos locais do interior Norte e Centro, os valores mínimos poderão aproximar-se ou descer abaixo dos zero graus Celsius.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc