O Município da Lousã aprovou, em reunião de câmara, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2022, num valor de 18.753.257,00 euros, mais 1.088.03,00 euros do que no exercício de 2021. Uma das apostas centrais deste orçamento passa pelas funções sociais que absorvem 60 por cento das verbas.
O executivo explica que, para além dos efeitos directos da pandemia e da incerteza que gera, a concretização das transferências de competências do Estado Central para as Câmaras Municipais a concretizar em 2022 – em áreas tão sensíveis como a Saúde, Educação ou acção Social – representam desafios acrescidos.
Defendendo que exercício para 2022 será fortemente marcado pela diminuição de receitas e pelo aumento de custos, nomeadamente pelo aumento de preços de bens e consumos onde se destaca um aumento de 650 mil euros em encargos com electricidade e gás, o executivo defende que o principal investimento continua a ser dirigido às pessoas, concretizado em cerca mais de 60 por cento do GOP destinado às funções sociais, que corresponde a mais de 7.500.600,00 euros, em projectos como o programa de Apoio à Natalidade “Primeiros Passos, as Medidas de Apoio Pontual a Situações de Emergência Social (MAPSES), que inclui o apoio alimentar, a acção social escolar, os transportes, refeições escolares e os lanches escolares.
O reforço da qualidade de vida, atractividade e competitividade do Concelho continuam a ter uma expressão significativa através dos três projectos de mobilidade urbana sustentável, um investimento que ascende aos 2.300.000,00 euros, a concretização da modernização da Escola Secundária, um investimento superior a 2.950.000 euros, a modernização do Cineteatro, um investimento superior a 2.100.000,00 euros, a criação da Loja do Cidadão, a valorização do património florestal e recursos hídricos, nomeadamente a Ribeira de São João e o Rio Ceira, o projecto do percurso pedonal e ciclável da Ribeira de São João, a criação do Centro Municipal de Protecção Civil, a ampliação da área empresarial e a criação de serviços e infra-estruturas de actividade de apoio à económica. Para a concretização dos objectivos infra-estruturais referidos, os responsáveis do executivo referem que a captação de fundos comunitários assume particular importância.
O ano de 2022 requererá, também, a atenção permanente e exigência relativamente à concretização de dois projectos estratégicos: a obra do MetroBus e o projecto de criação da Alternativa à Estrada da Beira e ligação ao IP3. “O Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2022 expressam um conjunto robusto de políticas públicas, que conjugam responsabilidade e ambição e que permitem assegurar o cada vez mais difícil equilíbrio financeiro da Autarquia”, defende o presidente da autarquia, Luís Antunes.
“Férias Activas” para crianças
A Câmara Municipal da Lousã vai promover, entre os dias 20 e 30 de Dezembro, mais uma edição do programa “Férias Activas”. As actividades, direccionadas para crianças e jovens com idade compreendida entre os 6 e os 14 anos, prioritariamente de escalão a e b, estarão limitadas a 30 participantes, atendendo às condicionantes provocadas pelo combate à pandemia.
Este programa, que implementará as normas e recomendações das entidades de saúde, tem como objectivo proporcionar às crianças e jovens do concelho a ocupação activa dos tempos livres durante o período de férias de Natal e, ao mesmo tempo, apostar no seu desenvolvimento social, cultural e educativo.
As inscrições decorrem no Balcão Único da Câmara Municipal da Lousã, das 9h00 às 15h00, ou através do envio da Ficha de Inscrição para o e-mail [email protected], terminam a 16 de Dezembro.
A frequência nas actividades estará sujeita ao pagamento de uma taxa de inscrição no valor de 20 euros, sendo que a autarquia salvaguarda preços mais baixos de inscrição e das refeições para as crianças englobadas na Acção Social Escolar.
“Consideramos relevante disponibilizar soluções adequadas e educativas para a ocupação dos tempos livres das crianças e jovens na pausa lectiva, especialmente nos tempos em que vivemos e por isso mesmo realizamos este programa”, explica o presidente da câmara, Luís Antunes.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
