A operação mobilizou um helicóptero AW119 Koala e um recuperador‑salvador, garantindo o transporte da vítima até ambulância terrestre.
Uma mulher, com fractura numa perna, foi socorrida esta sexta‑feira à tarde pela Força Aérea numa zona de difícil acesso junto à Lagoa do Peixão, na Serra da Estrela. O alerta motivou o empenhamento do helicóptero AW119 Koala, em alerta permanente na Base Aérea n.º 8, em Ovar.
O procedimento iniciou‑se quando um recuperador‑salvador foi içado até ao local e, com recurso a guincho, retirou a vítima — consciente e estável — para um ponto coordenado com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. No local de reunião aguardava uma ambulância que assegurou o transporte terrestre para unidade hospitalar.
A missão, com duração de 1 hora e 30 minutos, terminou pelas 15h00, data em que o AW119 Koala regressou à base. Em comunicado, a Força Aérea sublinha a “prontidão e eficiência da Esquadra 552”, sediada em Beja mas em alerta permanente na BA8 para missões de busca e salvamento em terra e no mar.
Dados de 2024 revelam que a Força Aérea apoiou directamente 881 pessoas em transportes médicos e resgates — mais 10 por cento do que as 779 de 2023 —, mantendo alerta permanente 24 horas por dia em todo o país. Nesse período, foram transportadas 840 pessoas a necessitar de cuidados médicos essenciais, maioritariamente entre as ilhas e também entre arquipélagos e continente. Ainda no ano passado, 41 pessoas foram resgatadas em missões de busca e salvamento, destacando‑se o salvamento de duas vítimas em embarcações distintas na madrugada de 29 de Abril.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc