O incêndio que lavra hoje em mato em Senhorim, concelho de Nelas, provocou a deslocação de 16 pessoas para um centro de acolhimento temporário, disse o presidente da Câmara Municipal de Nelas. “Neste momento [20h30] temos 16 pessoas, algumas crianças e jovens entre eles, no centro de acolhimento temporário que criámos para o efeito no pavilhão municipal, no centro da vila” de Nelas, avançou Joaquim Amaral.
O presidente do município disse que “é um número volátil, porque a qualquer momento, se for preciso, podem chegar mais pessoas” e as 16 que lá se encontram estão “por uma questão de precaução”.
“O incêndio andou junto às suas casas, mas já não há perigo. Já foi feito o rescaldo e é seguro, mas dado o calor no local, o cheiro e o fumo as pessoas vão pernoitar no centro de acolhimento onde também já lhes foram facultadas refeições”, explicou.
Joaquim Amaral acrescentou que o município “tem um levantamento feito das instituições, pessoas que estão acamadas e dos cuidadores informais” do concelho e que “está a ser feita uma monitorização contínua e regular para avaliar” a situação.
O autarca de Nelas, no distrito de Viseu, disse ainda que “já se registaram seis feridos, quatro bombeiros e dois civis, dois dos bombeiros foram ao hospital, por precaução, embora todos eles sejam feridos ligeiros”.
Joaquim Amaral disse ainda que “o incêndio ainda continua com uma frente muito activa, no lado de Senhorim”, na freguesia de Canas de Senhorim e que “merece um cuidado ainda muito grande”.
O alerta do incêndio foi dado às 12h24, segundo o Comando Sub-regional Viseu Dão Lafões, e, segundo a mais recente atualização, pelas 20h00, no local estavam 462 operacionais apoiados por 137 veículos.
A Estrada Nacional 321 (EN231), que liga Nelas a Seia, distrito da Guarda, mantém-se “cortada por uma questão de operacionalidade” dos veículos dos bombeiros, desde o início do incêndio.
Segundo fonte da GNR, “em alternativa, deve ser usada a EN231-2, que liga Canas de Senhorim a Nelas, ou então a EN234”, que liga Mangualde (Viseu) a Mira (Coimbra), conhecida pela Estrada do Luso.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
