Home - Últimas - O dia em que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa visitou a Aldeia Viçosa

O dia em que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa visitou a Aldeia Viçosa

Marcelo Rebelo de Sousa visitou ontem a Aldeia Viçosa que comemorava o tradicional Magusto da Velha. O presidente da República, que pretendia passar por aquela localidade do concelho da Guarda pelas 17h00, acabou por chegar com várias horas de atraso. Algo que não desanimou a população.

“No dia 26 de Dezembro de 2022, dia de Magusto da Velha, viveu-se um momento histórico em Aldeia Viçosa: tivemos a honra e o privilégio de receber a visita do Excelentíssimo Presidente da República Portuguesa”, referem os responsáveis da junta de freguesia local, adiantando que o facto de esta ter sido a derradeira paragem de Marcelo Rebelo de Sousa num dia dedicado a visitar os locais afectados pelos incêndios de Agosto na Serra da Estrela, permitiu ao chefe de Estado realizar uma visita mais tranquila.

“Tardou em chegar, mas valeu a pena esperar. Assim, acabou por ficar em Aldeia Viçosa sem pressas, para a delícia dos muitos resistentes. Contactámos com um homem ternurento e disponível para todos, um homem cheio de energia. Foram selfies sem parar! Uma coisa é ver na televisão, outra é presenciar! Excelente! Foram três os assuntos que a Junta de Freguesia abordou com ele. O tempo dirá se a visita vai dar frutos. O Magusto da Velha 2022 poderá ter sido o trampolim para a candidatura do Magusto da Velha a Património Cultural Imaterial”, concluem os elementos da Junta de freguesia.

Além do Presidente da República, o dia da Aldeia Viçosa ficou também marcado pelo regresso sem restrições (após o interregno de dois anos devido à pandemia Covid 19) da tradição secular do Magusto da Velha. O evento contou com a habitual distribuição de castanhas e de vinho, bem como rebuçados para os mais novos e a degustação de torradas com azeite. A animação da iniciativa contou com a dramatização do Testamento, pelo Grupo Hereditas e com música. O “Magusto da Velha”, recorde-se, remonta ao século XVII e é revivido anualmente no dia a seguir ao Natal nesta localidade do concelho da Guarda.

LEIA TAMBÉM

frio

IPMA prevê trégua na chuva e descida das temperaturas na próxima semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma diminuição significativa da precipitação …

Universidade Sénior de Carregal do Sal vai recriar ida histórica à Feira do Queijo de Celorico da Beira

A Universidade Sénior de Carregal do Sal promove, na próxima sexta-feira, 20 de Fevereiro, uma …