Home - Outros Destaques - Oliveira do Hospital avança com a construção de um Centro de Recolha Animal

Oliveira do Hospital avança com a construção de um Centro de Recolha Animal

O Município de Oliveira do Hospital vai avançar com a construção de um Centro de Recolha Animal – Canil/Gatil – um equipamento projectado para garantir o bem-estar e a sanidade animal, assim como a segurança das populações. O auto de consignação desta obra, com um investimento de cerca de cem mil euros, já foi assinado e terá um prazo de execução de 120 dias.

As obras vão requalificar as deficitárias instalações já existentes, na Zona Industrial da cidade, conferindo-lhes dimensão, novos serviços e a salubridade que se exige a este tipo de equipamento, do ponto de vista legal, mas também ao nível do bem-estar e saúde animal. Serão construídos três edifícios – um canil e um gatil mais um edifício de apoio – com capacidade instalada para recolha e acolhimento de cerca de 40 animais.

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital explica que se trata de uma obra de responsabilidade e espírito ético, mas também de cumprimento da legislação criada para resolver problemas relacionados com animais errantes, protecção e bem-estar animal. “É uma obra que vai ser uma realidade a breve prazo” sublinhou José Francisco Rolo, referindo que se trata de “uma peça” que “encaixa num projecto maior de valorização e de ordenamento desta área da cidade”.

Centro Municipal de Protecção Civil representa investimento de 800 mil euros

José Francisco Rolo assegurou ainda que a autarquia vai igualmente requalificar todo o espaço da zona envolvente aos Estaleiros Municipais, corporizado através da construção do futuro Centro Municipal de Protecção Civil, obra entretanto adjudicada e que representa um investimento superior a 800 mil euros.

Nuno Ribeiro, vereador com o pelouro Serviços Veterinários e Bem-estar Animal, lembrou que era necessário “assegurar saúde pública, acautelar a questão dos animais errantes e criar melhores condições para os mesmos”. Na sua opinião, esta obra física terá de ser complementada com cada vez mais acções de sensibilização para a adopção responsável de animais e de campanhas de esterilização.

O Centro de Recolha Animal de Oliveira do Hospital – Canil/Gatil é considerado pelo responsável do Serviços Veterinários da autarquia, indispensável para melhorar a resposta do Município de Oliveira do Hospital face aos desafios da saúde pública e bem-estar animal. Pedro Couceiro lembrou ainda que este serviço recebe várias solicitações diárias relacionadas com diversas questões, desde a recolha de animais errantes ou de maus tratos. “Isto implica que tenhamos umas infra-estruturas com valências mínimas para que esta estrutura possa funcionar”, concluiu.

LEIA TAMBÉM

Colcurinho volta a receber caminhada nocturna um ano depois dos incêndios

A Caminhada Nocturna ao Monte do Colcurinho regressa na madrugada de 14 de Agosto, depois …

Praia fluvial de Avô reabre após melhoria da qualidade da água

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, voltou a abrir ao …