Home - Outros Destaques - Oliveira do Hospital continua sem qualquer praia com bandeira azul

Oliveira do Hospital continua sem qualquer praia com bandeira azul

Cornicovo junta-se este ano à Reconquinho e ao Vimieiro. Oliveira do Hospital continua sem qualquer praia fluvial distinguida. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela Associação Bandeira Azul, no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras.

Mais de 400 zonas balneares portuguesas vão hastear a bandeira azul na época balnear de 2025, anunciou esta quarta-feira a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), durante uma cerimónia no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras. No total, 394 praias e 22 portos de recreio e marinas foram galardoados, o que representa um aumento face às 398 distinções atribuídas no ano passado.

No interior centro, o concelho de Penacova passa a contar com três praias fluviais distinguidas, com a estreia da zona balnear de Cornicovo a juntar-se à Reconquinho e ao Vimieiro. Em Arganil, o número de bandeiras azuis caiu para uma, com a praia fluvial da Cascalheira, na freguesia de Secarias, a manter o galardão e a zona balnear de Côja a sair da lista.

Oliveira do Hospital volta a ficar de fora das distinções, à semelhança do que já tinha acontecido em 2024. A ausência de galardões no concelho é notada num ano em que a Lapa dos Dinheiros e Loriga, em Seia, e a Ronqueira, em Tábua, mantêm a distinção.

No distrito da Guarda, o concelho de Góis volta a destacar-se com a manutenção da praia fluvial da Peneda – Pêgo Escuro. Em Seia, as zonas balneares da Lapa dos Dinheiros e de Loriga foram novamente reconhecidas pela qualidade ambiental, acessibilidade e segurança.

O programa Bandeira Azul é promovido pela ABAAE, secção portuguesa da Foundation for Environmental Education, e distingue anualmente praias costeiras, fluviais e lacustres, marinas e embarcações que cumpram critérios rigorosos nas áreas da informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, segurança, serviços, responsabilidade social e envolvimento comunitário.

A atribuição do galardão implica também o compromisso dos municípios ou entidades gestoras em assegurar continuamente o cumprimento dos critérios definidos, podendo ser alvo de inspecções durante a época balnear.

Praias fluviais da região com bandeira azul em 2025, por concelho:

  • Arganil (1): Cascalheira – Secarias

  • Góis (1): Peneda – Pêgo Escuro

  • Penacova (3): Cornicovo, Reconquinho, Vimieiro

  • Seia (2): Lapa dos Dinheiros, Loriga

  • Tábua (1): Ronqueira

LEIA TAMBÉM

EM503 em Meruge já se encontra transitável após deslizamento de terras

A EM503, em Meruge, já se encontra transitável após ter sido cortada ao trânsito devido …

Subida dos caudais dos rios Alva e Alvoco leva Câmara de Oliveira do Hospital a emitir alerta

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou esta tarde um alerta à população devido …