O ponto mais alto da Serra da Estrela, a Torre, vai receber a partir de domingo um novo espaço dedicado à venda dos produtos provenientes das ovelhas de raça Bordaleira. A abertura do espaço, iniciativa do grupo de Seia “O Valor do Tempo”, com o apoio da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), da Cooperativa de Produtores de Queijo Serra da Estrela (Estrelacoop) e da Associação de Artesãos da Serra da Estrela (AASE), contará com a presença de cerca de 160 pastores.
O edifício tem o seu exterior inspirado nos bardos, as cercas que normalmente acolhem as ovelhas no campo, enquanto o interior é compartimentando em três partes, evidenciando dois dos ciclos protagonizados pelas ovelhas de raça autóctone da Serra da Estrela: o da lã, com almofadas 100 por cento lã de ovelha Bordaleira, e o do queijo, com a comercialização de queijo Serra da Estrela DOP e do pastel de bacalhau com Queijo Serra da Estrela DOP.
“Este projecto constitui uma forma de apoiar o trabalho dos pastores da Serra da Estrela e assegurar a
continuidade da profissão e da raça da ovelha Bordaleira, contribuindo para o desenvolvimento da economia local e para a sustentabilidade social do território”, menciona um comunicado d0 Turismo Centro de Portugal, referindo as almofadas colocadas à venda são totalmente feitas de lã de ovelhas Bordaleiras, tendo sido adquirida toda a lã de 2021 para a sua execução.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
