Home - Outros Destaques - PSD considera que com a saída do IC6 do PRR caiu “a máscara dos protagonistas e eleitos socialistas” de Oliveira do Hospital

PSD considera que com a saída do IC6 do PRR caiu “a máscara dos protagonistas e eleitos socialistas” de Oliveira do Hospital

O PSD mostrou-se ontem muito critico em relação ao comportamento do ainda presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, bem como aos elementos do Partido Socialista local no processo em que o Governo deixou cair da versão final do PRR o prolongamento do IC6. Os sociais democratas acusam o autarca oliveirense de se remeter ao silêncio e de “ter caído a máscara” dos socialistas oliveirenses.

“Algumas horas depois da apresentação da versão final do PRR, verificamos que foram excluídos apenas três projectos da rede viária, em concreto, a conclusão do IC6, a EN341 entre Alfarelos e Taveiro e a ligação ao IP3 dos concelhos a sul.  Ou seja, se Oliveira do Hospital é directamente excluída pelo desaparecimento do IC6, também toda a região tem fortes razões de queixa e de protesto. Onde tem estado José Carlos Alexandrino, como Presidente da câmara e como Presidente da CIM-Região de Coimbra?”, questionam.

Os sociais-democratas consideram que com esta posição do Governo caiu a “máscara dos protagonistas e eleitos socialistas em Oliveira do Hospital, que 12 anos depois e com um governo da mesma cor política, não conseguiram impor um projecto de elevada relevância estratégica para o concelho e para a região”. Sublinham ainda o PDS esteve bem na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital quando propôs “uma moção de reivindicação acerca da escassez de projectos para o território regional no PRR e reclamava a inclusão, em concreto e não apenas disfarçada de promessa eleitoral, da conclusão do IC6”.

Salientando que consideram a questão do IC6 apartidária e do interesse de todos que seja concluído, independentemente de qual o governo que o venha a realizar, os sociais democratas recordam, porém, as promessas feitas por elementos dos governos socialistas e pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital ao longo dos últimos 15 anos sem que a obra tivesse avançado um metro. “Em 2006, o então secretário de estado Paulo Campos, garantiu que o “IC6 arranca em 2007” e que quando chegou ao governo o IC6 não tinha sequer projecto de execução. 15 anos depois ainda não tem”, explicam, lembrando depois que José Carlos Alexandrino foi eleito presidente da Câmara de Oliveira do Hospital sob a bandeira da conclusão do IC6, prometendo mesmo que se demitiria caso não fosse cumprida essa promessa.

“Fez depender a sua recandidatura da conclusão desta obra. Não obstante, recandidatou-se duas vezes, sem que um metro deste itinerário tivesse avançado, ou sequer tivesse havido qualquer garantia da sua execução. Em 2017, em plena campanha eleitoral autárquica, fez uma conferência de imprensa em conjunto com outros autarcas, onde deu como garantida a conclusão do IC6, ‘Está assumido’, eram estas as suas palavras naquela data.  E garantia, inclusive, a sua ligação à A13, por promessa do então ministro das infra-estruturas e posteriormente candidato a deputado europeu, Pedro Marques”, continuam.

A terminar, os sociais-democratas recordam que na preparação do PRR, o Partido Socialista local e nacional, deram como garantida a inclusão da ansiada obra de conclusão do IC6. “Na última Assembleia Municipal o PSD apresentou uma moção para corroborar e reforçar o interesse de todo o Município na conclusão desta obra. Como resposta o Presidente do Município e a Presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, declararam que essa moção não deveria ser aprovada, pois poderia deitar por terra as negociações já realizadas com José Carlos Alexandrino, enquanto Presidente do Município e também enquanto Presidente da CIM de Coimbra, redundando no chumbo dessa moção com os votos contra dos eleitos do PS”, concluem.

LEIA TAMBÉM

Estabelecimentos abertos até às 4h00 da madrugada na quadra de Natal e Ano Novo em Oliveira do Hospital.

Oliveira do Hospital alarga horários da restauração durante a Páscoa e feriados de Abril

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai permitir o alargamento dos horários de funcionamento …

Parlamento aprovou elevação de Nogueira do Cravo a vila

Nogueira do Cravo, no concelho de Oliveira do Hospital, foi hoje elevada a vila pelo …