A presidente da Região Metropolitana de Coimbra, Helena Teodósio, alertou, hoje, para a necessidade de financiamento urgente para a recuperação das infra-estruturas rodoviárias da região, fortemente danificadas pelo mau tempo, que provocou derrocadas e cortes em várias estradas.
“Embora a isenção das portagens seja um factor que continuamos a defender, os autarcas desta região são unânimes: a segurança e a operacionalidade da rede viária são as prioridades que não podem esperar”, afirmou Helena Teodósio, que lidera a CIM da Região de Coimbra, agora designada Região Metropolitana de Coimbra, que integra 19 municípios, entre eles Arganil, Mortágua, Oliveira do Hospital, Penacova, Tábua e Vila Nova de Poiares.
Os responsáveis municipais exigem apoios imediatos para repor integralmente a segurança, a mobilidade e a funcionalidade das vias públicas afectadas. Recorde-se que o estado de degradação de várias estradas estruturantes em diversos municípios tem colocado em causa a segurança dos munícipes e a competitividade económica das empresas locais.
“Não podemos ignorar que a base da nossa mobilidade — as nossas estradas — está a atingir um ponto de ruptura. A recuperação da rede viária é fundamental e inegociável”, sublinhou a presidente.
Face à gravidade da situação, os autarcas reforçam que a exigência de apoios ao Governo não constitui privilégio, mas sim um direito básico e condição essencial para garantir a coesão e o desenvolvimento de todo o território.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
