Romão em Seia recebe exposição de rua do Museu Natural da Electricidade

O Museu Natural da Electricidade, em Seia promove, de 18 a 30 de Maio, uma exposição de rua na vila de São Romão, uma iniciativa que decorre associada ao Dia Internacional dos Museus, que este ano tem como tema “O Poder dos Museus”. A data também será assinalada com a entrada gratuita, no dia 18, neste espaço museológico e no Museu do Brinquedo.

Sob o título “Pelos Meandros do Imaterial”, São Romão recebe neste período uma mostra fotográfica, centrada nas vivências e memórias desta vila serrana com o património industrial, religioso e natural. A exposição é constituída por um conjunto de fotografias, da Fototeca Municipal e de Mário Novais (acervo à guarda da Fundação Calouste Gulbenkian), sendo complementada com textos de lendas locais.

A mostra fotográfica ficará em exposição na zona de maior actividade económica de São Romão e será dinamizada em colaboração com o comércio local, principais intervenientes na recolha e colocação diária das fotografias no espaço público.

O Museu Natural da Electricidade foi inaugurado em 2011 e está situado na Senhora do Desterro – São Romão, a 800 metros de altitude. Este espaço museológico nasceu a partir da centenária Central da Senhora do Desterro, e pretende divulgar o património tecnológico, natural, social e cultural associado à produção de energia eléctrica em Portugal, de 1909 até à actualidade.

Localizado no centro da cidade de Seia, o Museu do Brinquedo foi inaugurado em 2002 e apresenta uma colectânea de cerca de 10 mil brinquedos de Portugal e do mundo. O museu apela à fantasia das crianças e favorece, nos mais idosos, o “regresso” aos tempos felizes da infância.

LEIA TAMBÉM

Jovem de 19 anos fica com pulseira electrónica após alegada tentativa de homicídio em Unhais da Serra

Um jovem de 19 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas da prática …

Início de Junho traz descida da temperatura e possibilidade de aguaceiros

O início de Junho deverá trazer uma mudança no estado do tempo, depois de um …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.