A RTP2 transmitiu ontem o documentário realizado pela professora universitária brasileira Guiomar Ramos “Por parte de pai” em que a autora revê a trajectória do seu pai, Vítor Ramos, um exilado político filho do Ervedal e no qual procura dar a entender o significado de morrer de emoção. Guiomar Ramos esteve em Maio do ano passado esteve a filmar em Ervedal da Beira, altura em que conversou com o CBS (ver aqui), e contou nesta sua passagem por Oliveira do Hospital com a ajuda do actual candidato do PSD à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, João Paulo Albuquerque.
Guiomar Ramos mostra nesta obra a trajectória do seu pai entre Portugal, França e Brasil, contando a história de Vítor Ramos, nascido em Lisboa, em 1920, mas que passou grande parte da infância em Ervedal da Beira na companhia da mãe e dos avós maternos. O trabalho venceu o II Concurso Doctv – CPLP Audiovisual e é exibido nas estações de televisão estatais dos nove países da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), sendo que hoje passa, pelas 23 horas locais, na TV Brasil.
A história de vida de Vítor Ramos foi passada em grande vida exilado no Brasil. Era professor de literatura francesa na Universidade de São Paulo e militante político e desde jovem que se envolveu na luta contra a ditadura portuguesa. Reuniu a diáspora anti-salazarista e organizou uma oposição através do jornal Portugal Democrático. O seu 54º aniversário, a 25 de Abril de 1974, coincidiu com a Revolução dos Cravos, mas um aneurisma cerebral, naquela mesma semana, acabou com o sonho de rever o seu país após 20 anos de exílio.
Pode ver aqui o clip do documentário.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc