O presidente da Câmara Municipal de Pinhel reagiu com “perplexidade” aos dados apresentados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) relativamente à situação epidemiológica da covid-19 neste concelho do distrito da Guarda. Rui Ventura frisa que a Unidade Local de Saúde da Guarda remeteu na passada sexta-feira à autarquia “o último relatório diário que apresentava, relativamente ao concelho de Pinhel, 24 casos positivos”, quando, no relatório disponibilizado pela DGS o município surge com “nove casos positivos”, número que continua sem alterações no documento apresentado hoje ao final da manhã.
“Como se justifica este desfasamento?”, questiona o autarca, garantindo que município “conhece a identidade dos 24 pacientes que estavam registados no último relatório” e que acompanha diariamente a evolução da situação clínica dessas pessoas. Rui Ventura sublinha ainda que “não é admissível este desfasamento e não é admissível que não continue a ser fornecida ao município informação detalhada sobre a situação epidemiológica do concelho”.
“Como pode o município de Pinhel continuar a acompanhar a situação clínica dos seus munícipes e a Comissão Municipal de Proteção Civil exercer as suas competências?”, questiona o autarca do PSD. Rui Ventura considera que a “informação detalhada, rigorosa e credível à escala municipal não pode deixar de ser fornecida”. Por isso, o município “não se resigna e não se conforma perante os dados fornecidos, não descartando o recurso a todos os meios que estejam ao seu alcance para pôr fim”à situação.
“Os pinhelenses têm o direito a ter acesso à informação relevante e verdadeira e não apenas a dados cujo rigor é totalmente discutível. Todos têm direito à informação porque é a saúde de todos que está em causa”, concluiu.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
