O município do Sabugal está a promover as cinco vilas medievais do concelho com o objectivo de atrair visitantes para o território após o período de confinamento causado pela pandemia da covid-19. O projecto designado “5 Vilas Medievais” abrange as localidades de Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior. Uma aposta global de 80 mil euros para assegurar turistas.
A autarquia disponibiliza, na sua página da internet, informação sobre as cinco localidades que integram o projecto “5 Vilas Medievais”. Sobre Alfaiates, refere-se que “partiu de um povoado proto-histórico, tem nome de origem árabe (`al-haet` = o muro) e uma fortificação que foi decisiva na defesa da região durante a Guerra da Restauração e atingida durante os últimos combates da 3.ª invasão francesa, em 1811”. No Sabugal, é “bem conhecido o seu castelo de cinco quinas, obra, em grande medida, do rei Dom Dinis”, sublinha.
Sortelha é uma das Aldeias Históricas de Portugal e, segundo a fonte, “o profundo trabalho de renovação e recuperação, levado a cabo nos anos noventa, devolveu-lhe, em boa medida, o aspecto e ambiente de uma vila manuelina portuguesa”. Já sobre Vila do Touro, a autarquia do Sabugal informa que a localidade “pertenceu aos Templários e, depois, à Ordem de Cristo, com fundação no século XIII”. E sobre Vilar Maior, é referido que “no topo da elevação” se encontra “o castelo leonês, com uma torre de menagem acrescentada por Dom Dinis”.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
