Home - Últimas - SIM teme que dentro de dois anos muitos dos concelhos do distrito da Guarda não tenham qualquer médico de família

SIM teme que dentro de dois anos muitos dos concelhos do distrito da Guarda não tenham qualquer médico de família

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM/Centro) avisou hoje que, a manter-se a actual política, dentro de dois anos muitos dos concelhos do distrito da Guarda correm o risco de ficar sem qualquer médico de família. Os responsáveis do sindicato lançaram esta advertência depois de uma reunião com o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa.

“Na sequência da aposentação de muitos médicos nos Cuidados de Saúde Primários, agravou-se o número de utentes sem médico de família. Nos próximos dois anos, essa tendência será crescente, havendo o risco de vários concelhos da área da ULS da Guarda ficarem sem qualquer médico de família”, sublinham, salientando que a nível “hospitalar os quadros médicos são deficientes, o que se traduz em falta de resposta frequente em termos de atendimento urgente nas diversas especialidades, nomeadamente Ortopedia e Cardiologia”.

“A resposta de emergência pré-hospitalar (VMER) no distrito, está frequentemente comprometida, sendo que em mais de 25 por cento dos turnos está inoperacional. O panorama tende a agravar-se com as aposentadorias médicas previstas e a falta de atractividade de novos médicos”, insistem. “O panorama tende a agravar-se com as aposentadorias médicas previstas e a falta de atractividade de novos médicos”, enfatizam.

LEIA TAMBÉM

frio

IPMA prevê trégua na chuva e descida das temperaturas na próxima semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma diminuição significativa da precipitação …

Universidade Sénior de Carregal do Sal vai recriar ida histórica à Feira do Queijo de Celorico da Beira

A Universidade Sénior de Carregal do Sal promove, na próxima sexta-feira, 20 de Fevereiro, uma …