Home - Outros Destaques - STJ revela que Sócrates preparava-se para viajar para o Brasil dois dias depois de ser detido

STJ revela que Sócrates preparava-se para viajar para o Brasil dois dias depois de ser detido

O juiz Carlos Alexandre informou o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) de que José Sócrates se preparava para viajar para o Brasil a 24 de Novembro, poucos dias depois de ter sido detido (22 de Novembro). No interrogatório que culminou com a sua prisão, José Sócrates deu ainda indicações que permitiram apreender equipamento informático e informação nele contido que havia sido retirado de sua casa e levado para outro lado. Os factos foram revelados ontem pelo STJ.

A viagem para o Brasil seria no âmbito da sua actividade por conta da Octapharma”, a multinacional farmacêutica com a qual tinha uma avença. Esta terá sido uma das razões que fundamentaram a aplicação da medida de prisão preventiva, pelo perigo de fuga e foi comunicada ao Supremo Tribunal de Justiça pelo juiz de instrução criminal quando foi ouvido no âmbito do pedido de “habeas corpus” do ex-primeiro-ministro.

Na audiência, o advogado de Sócrates rebateu este argumento, alegando que o seu constituinte se entregou. Ele sabia ao que vinha. Diz mesmo [o juiz] que ele estaria no Brasil se não tivesse sido detido. Isso não é verdade. Ele não está no Brasil porque não foi para lá. E podia ter ido. Estava em Paris e apanhava um avião. Tudo isto são lendas e narrativas”.

O juiz Carlos Alexandre confirmou, ainda, que antes da detenção de Sócrates, “verificou-se a retirada [entre os dias 20 e 21 de Novembro de 2014] de objectos, dispositivos informáticos” da casa do arguido que foram, entretanto, recuperados, “após informações fornecidas pelo mesmo em sede de interrogatório”. Esse facto serviu, porém, de fundamento para justificar o perigo de destruição de provas e de perturbação do inquérito. Segundo o Sol noticiou, em causa terá estado o facto de uma empregada do ex-primeiro-ministro ter retirado da sua casa de Lisboa um computador que, segundo o mesmo jornal, foi levado para a casa de um vizinho, onde também fazia limpezas.

Foto: rr.sapo.pt

LEIA TAMBÉM

Estabelecimentos abertos até às 4h00 da madrugada na quadra de Natal e Ano Novo em Oliveira do Hospital.

Oliveira do Hospital alarga horários da restauração durante a Páscoa e feriados de Abril

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai permitir o alargamento dos horários de funcionamento …

José Francisco Rolo e Olga Nunes eleitos para a nova Comissão Nacional do PS

O presidente da CM de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, e a tabuense Olga …