A equipa médica do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Oliveira do Hospital assistiu hoje durante a noite um parto, isto numa altura que aquele Centro de Saúde vive grandes dificuldades com a falta de médicos e muitos utentes temem pelo futuro daquele serviço. O recém-nascido chama-se Lucas, nasceu pelas 20h10, e vem dar um novo alento reivindicativo aos que defendem o reforço de médicos naquela instituição.
A parturiente deu entrada no Centro de Saúde por volta das 19h30,transportada pelos Bombeiros de Lagares da Beira. Foi accionada a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) para a conduzir para Coimbra. A grávida foi preparada para esse efeito, mas a equipa médica do SAP chegou à conclusão que não havia tempo, acabando por realizar ali o parto que correu normalmente.
A mãe, já com o filho saudável ao colo, foi depois transferida para a Maternidade Daniel Matos, em Coimbra, acompanhada pelos médicos da VMER que, entretanto, tinha chegado ao local, onde deverá permanecer os três dias habituais nestas circunstâncias.
Este é um momento marcante, dado que acontece numa altura em que o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital vive um verdadeiro tormento com a falta de médicos e onde a população teme, que no final do ano possam sair mais três clínicos, deixando grande parte dos 21 mil utentes inscritos nestes serviços, sem médico de família.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc