Adolescente de 14 anos morre em despiste de trotinete em Mangualde

Um adolescente de 14 anos morreu ao final do dia de ontem, depois de se ter despistado de trotinete em Santiago de Cassurrães, no concelho de Mangualde. O jovem seguia sem capacete e terá batido com a cabeça. Foi helitransportado em estado grave pelo INEM para o Hospital São Teotónio, em Viseu, mas acabou por não resistir aos ferimentos.

O alerta foi dado às 18h53. No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Mangualde, com cinco viaturas, e o INEM, com uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação e um helicóptero.

A sinistralidade associada à micromobilidade, nomeadamente às trotinetes eléctricas, tem vindo a aumentar. Nos primeiros dois meses deste ano, a Guarda Nacional Republicana registou 72 acidentes.

Nos últimos sete anos, entre 2019 e 2025, a GNR contabilizou 1900 acidentes na via pública envolvendo trotinetes eléctricas, dos quais resultaram dez mortos, 88 feridos graves e 1442 feridos ligeiros.

A guarda aponta como principais causas dos acidentes a circulação em locais indevidos, como passeios, o desrespeito pela sinalização e a não utilização de dispositivos de segurança e protecção.

LEIA TAMBÉM

Aldeia de Seia junta moradores dos 20 aos 90 anos para proteger linhas de água

A aldeia de Balocas, na União das Freguesias de Vide e Cabeça, concelho de Seia, …

Guarda sob aviso laranja por trovoadas. Viseu e Coimbra estão sob aviso amarelo

O distrito da Guarda está sob aviso laranja devido à previsão de trovoadas, com o …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.