Home - Últimas - Agência Europeia do Medicamento dá luz verde à vacina da Moderna

Agência Europeia do Medicamento dá luz verde à vacina da Moderna

A Agência Europeia do Medicamento aprovou esta quarta-feira a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Moderna, de acordo com um comunicado divulgado pelo organismo europeu. “A AEM recomendou a concessão de uma autorização condicional de comercialização para a vacina da Moderna contra a Covid-19 para prevenir a doença pelo coronavírus em pessoas com mais de 18 anos de idade”, lê-se no comunicado. A vacina da Moderna tem uma eficácia de 94,1%, segundo o ensaio clínico, e é para pessoas acima dos 18 anos.

“Esta é a segunda vacina contra a Covid-19 que a AEM recomendou para autorização”, acrescenta a nota. Em dezembro, foi aprovada a vacina desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech, o que significa que os países da União Europeia têm agora duas vacinas à disposição para os seus planos de vacinação. Segundo o comunicado, o painel de especialistas da AEM “avaliou cuidadosamente a qualidade, a segurança e a eficácia da vacina e recomendou, por consenso, uma autorização condicional de comercialização formal”.

“Esta vacina dá-nos mais uma ferramenta para ultrapassar a atual emergência”, disse a diretora-executiva da AEM, Emer Cooke, a propósito da aprovação da vacina da Moderna, salientando “os esforços e o compromisso de todos os envolvidos” e elogiando a produção de uma segunda vacina “apenas menos de um ano depois de a pandemia ter sido declarada pelao OMS”.

“Tal como para todos os medicamentos, vamos continuar a monitorizar os dados sobre a segurança e a eficácia da vacina, para assegurar a proteção contínua do público da UE. O nosso trabalho será sempre orientado pela evidência científica e o nosso compromisso para com a salvaguarda da saúde dos cidadãos da UE”, acrescenta Emer Cooke.

LEIA TAMBÉM

Manteigas reforçou rede de abastecimento de água após danos provocados pelas intempéries

A Câmara Municipal de Manteigas reforçou o sistema de abastecimento de água na sequência dos …

Polícia Judiciária deteve mulher que tentava introduzir haxixe na prisão de Coimbra

Homem detido em Viseu por suspeita de abuso sexual de criança

Um homem de 46 anos foi detido pela Polícia Judiciária, na zona de Viseu, por …