Home - Últimas - Águas Públicas da Serra da Estrela obtém licenciamento para produção de Água para Reutilização

Águas Públicas da Serra da Estrela obtém licenciamento para produção de Água para Reutilização

A Águas Públicas da Serra da Estrela, EIM, SA (APdSE) anunciou hoje que obteve o licenciamento da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que autoriza a produção de Água para Reutilização (ApR) na ETAR da Folgosa do Salvador, no concelho de Seia.

Segundo a APdSE, trata-se de um avanço que permite à empresa integrar um lote restrito de entidades gestoras em Portugal autorizadas pela APA a produzir ApR, reflectindo o cumprimento de requisitos técnicos, operacionais e ambientais exigidos para esta autorização.

A empresa adianta que está agora habilitada a produzir ApR num sistema centralizado, disponibilizando-a a terceiros e para usos próprios. De acordo com o Decreto-Lei nº119/2019, de 21 de Agosto, esta água residual tratada pode ser reutilizada em actividades industriais, manutenção paisagística, usos urbanos como lavagem de ruas, sistemas de arrefecimento, combate a incêndios e outras aplicações que não exigem água para consumo humano.

A APdSE acrescenta que a reutilização da água residual tratada permite manter mais água no ambiente e oferece às empresas e entidades da região uma solução estável para diversos usos, sem risco para a saúde pública ou para o ambiente.

A produção de ApR na ETAR da Folgosa do Salvador representa, de acordo com a APdSE, uma alternativa à captação directa de água dos meios naturais e reforça o papel da região na adopção de práticas modernas de gestão da água, alinhadas com as prioridades nacionais de eficiência hídrica e adaptação às alterações climáticas.

LEIA TAMBÉM

Suspeito de roubar automóvel em stand detido em Nelas fica em prisão preventiva

Um homem de 28 anos ficou em prisão preventiva depois de ter sido detido pela …

Arganil tem quatro praias fluviais com bandeira “Praia Acessível”

As praias fluviais de Côja, Pomares e Benfeita voltaram a hastear a bandeira “Praia Acessível …