Home - Últimas - Águas Públicas da Serra da Estrela obtém licenciamento para produção de Água para Reutilização

Águas Públicas da Serra da Estrela obtém licenciamento para produção de Água para Reutilização

A Águas Públicas da Serra da Estrela, EIM, SA (APdSE) anunciou hoje que obteve o licenciamento da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que autoriza a produção de Água para Reutilização (ApR) na ETAR da Folgosa do Salvador, no concelho de Seia.

Segundo a APdSE, trata-se de um avanço que permite à empresa integrar um lote restrito de entidades gestoras em Portugal autorizadas pela APA a produzir ApR, reflectindo o cumprimento de requisitos técnicos, operacionais e ambientais exigidos para esta autorização.

A empresa adianta que está agora habilitada a produzir ApR num sistema centralizado, disponibilizando-a a terceiros e para usos próprios. De acordo com o Decreto-Lei nº119/2019, de 21 de Agosto, esta água residual tratada pode ser reutilizada em actividades industriais, manutenção paisagística, usos urbanos como lavagem de ruas, sistemas de arrefecimento, combate a incêndios e outras aplicações que não exigem água para consumo humano.

A APdSE acrescenta que a reutilização da água residual tratada permite manter mais água no ambiente e oferece às empresas e entidades da região uma solução estável para diversos usos, sem risco para a saúde pública ou para o ambiente.

A produção de ApR na ETAR da Folgosa do Salvador representa, de acordo com a APdSE, uma alternativa à captação directa de água dos meios naturais e reforça o papel da região na adopção de práticas modernas de gestão da água, alinhadas com as prioridades nacionais de eficiência hídrica e adaptação às alterações climáticas.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …