Home - Últimas - Alexandre Lote apresenta hoje candidatura à Federação da Guarda do PS

Alexandre Lote apresenta hoje candidatura à Federação da Guarda do PS

O presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Alexandre Lote, apresenta hoje, às 21h00, na sede da Federação da Guarda do Partido Socialista, a candidatura à liderança da estrutura distrital do partido, com um projecto assente nos propósitos “Abrir” e “Agir”.

O autarca propõe um mandato de dois anos centrado na abertura do PS nos 14 concelhos do distrito da Guarda e numa agenda de valorização territorial. A candidatura defende mais participação de jovens e mulheres, maior envolvimento de simpatizantes e reforço da militância nas estruturas concelhias.

Alexandre Lote quer também melhorar a comunicação entre militantes e Federação e criar novos espaços de participação e partilha, com o objectivo de reforçar a capacidade da estrutura distrital para apresentar propostas para o território.

Na dimensão política, o candidato organiza a proposta em quatro eixos: um distrito mais forte, mais ligado, mais preparado e mais próspero. Entre as prioridades estão a atracção e fixação de pessoas, o investimento, o empreendedorismo, a valorização dos recursos locais, a cultura, o desporto e o turismo.

A candidatura defende também melhores infra-estruturas físicas e digitais, mais mobilidade e conectividade, acesso a serviços públicos e uma resposta mais rápida da administração. Nas áreas sociais, Alexandre Lote aponta como prioridades a saúde, a educação, a acção social, a protecção civil, a segurança, o ambiente e o ordenamento do território.

Na agricultura e nos sistemas rurais, o autarca defende modernização, inovação e sustentabilidade, com criação de rendimento e valorização de cadeias curtas. A agenda inclui ainda habitação acessível, políticas de juventude e migrações e respostas ao desafio demográfico do distrito.

Alexandre Lote quer também colocar na discussão duas reformas que considera decisivas para os territórios de baixa densidade: um novo modelo de lei eleitoral, que devolva importância aos círculos eleitorais de menor dimensão, e uma nova Lei das Finanças Locais, mais ajustada às necessidades da região.

LEIA TAMBÉM

Polícia Judiciária deteve mulher que tentava introduzir haxixe na prisão de Coimbra

Homem detido em Viseu por suspeita de abuso sexual de criança

Um homem de 46 anos foi detido pela Polícia Judiciária, na zona de Viseu, por …

Homem detido em Tábua por suspeita de incendiar roulotte onde pensou estar o companheiro

Um homem de 61 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de ter …