O perímetro florestal da Senhora das Necessidades, na aldeia da Gramaça, freguesia de Aldeia das Dez, beneficiou na passada segunda-feira de uma iniciativa de reflorestação que partiu de um grupo de alunos do 12ºA, no âmbito da Área de Projecto e à qual se associou a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.
Integrada na Semana da Floresta promovida pela autarquia, a acção contou com a participação de centenas de alunos das escolas do concelho e consistiu na plantação de 2600 árvores (Bétulas, Medronheiros e Carvalhos), numa área total de 2,5 hectares, devastada pelo fogo em 2005.
De acordo com informação autárquica, a iniciativa fez parte integrante de um plano de sensibilização e formação previsto no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Oliveira do Hospital, que prevê a sensibilização e educação da população em geral e, da comunidade escolar em particular.
Contando com a participação de várias entidades como a GNR, bombeiros e outras instituições, a acção serviu ainda para “despertar na
comunidade, em especial na comunidade escolar, os princípios de viver em harmonia, desenvolvendo o respeito e o cuidado não apenas com o que é nosso, mas igualmente com o que é de outros ou de todos nós”.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal teve a oportunidade de enaltecer a “nobre iniciativa e o papel preponderante” dos alunos.
José Carlos Alexandrino destacou ainda “a total abertura da Câmara Municipal às boas iniciativas e ideias que partam da classe mais jovem da sociedade oliveirense”.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc