Home - Últimas - Arganil distingue 24 jovens que participaram em programas de Verão ligados ao ensino superior

Arganil distingue 24 jovens que participaram em programas de Verão ligados ao ensino superior

Iniciativas promovidas pela Universidade de Coimbra e Instituto Politécnico de Coimbra procuram aproximar estudantes do ensino secundário às instituições académicas da região.

A Câmara Municipal de Arganil entregou, na passada segunda-feira, os certificados de participação a 24 alunos do concelho que integraram programas de Verão promovidos pela Universidade de Coimbra e pelo Instituto Politécnico de Coimbra. A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença de familiares, alunos e representantes institucionais.

Os jovens participaram na Universidade de Verão, da Universidade de Coimbra, e na Escola de Verão, promovida pelo Instituto Politécnico de Coimbra e desenvolvida na Escola Superior Agrária de Coimbra. Esta última iniciativa está integrada no projecto FARM4FUTURE, que visa captar estudantes do ensino profissional e secundário por meio de semanas de actividades, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) através do programa Impulso Mais Digital – Reforma e Modernização das Ciências Agrárias.

Estiveram presentes na cerimónia o vereador da Educação, Luís Almeida; a vice-presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Ana Veloso; e a directora do Agrupamento de Escolas de Arganil, Anabela Soares.

Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal, destacou o carácter enriquecedor destas experiências, que, segundo os alunos, se revelaram muito positivas. O autarca sublinhou a importância das iniciativas para a integração dos jovens na vida académica, afirmando que são “muito importantes na ligação dos jovens, que estão no ensino secundário, àquilo que são as instituições do ensino superior da nossa região, àquelas que são as instituições de referência, no caso, aqui representados pelo Instituto Politécnico de Coimbra e pela Universidade de Coimbra”.

Acrescentou ainda que “ambos os programas resultam em experiências muito relevantes e que ajudam os nossos jovens a perceber e a clarificar aquilo que são as suas expectativas em relação ao ensino superior”.

Os 24 alunos foram seleccionados com base no mérito escolar do ano lectivo 2024/2025 e beneficiaram de bolsas atribuídas pela autarquia, que cobriram alojamento e transporte, num investimento total de cerca de 4 mil euros.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …