Home - Últimas - Biblioteca Dr. Sílvio Gomes Henriques em Arcozelo da Serra vai ser requalificada

Biblioteca Dr. Sílvio Gomes Henriques em Arcozelo da Serra vai ser requalificada

Acervo bibliográfico será temporariamente guardado pelos serviços culturais do município. Obra visa valorizar o legado deixado ao concelho.

A Biblioteca Dr. Sílvio Gomes Henriques, situada em Arcozelo da Serra, no concelho de Gouveia, vai ser alvo de obras de requalificação. O anúncio foi feito ontem pela câmara municipal, que informou que os serviços de documentação se encontram já a acondicionar o espólio bibliográfico, respeitando as regras biblioteconómicas aplicáveis.

O acervo da biblioteca foi doado ao município pela dra. Zilda Borja Santos e ficará, durante o período de intervenção, à guarda dos serviços culturais da autarquia. Após a conclusão das obras, regressará na íntegra ao edifício original.

Segundo a autarquia, o espólio inclui várias publicações periódicas, com destaque para jornais da época do 25 de Abril, adquiridos pelo patrono da biblioteca. As publicações encontram-se encadernadas, formando uma “excelente colecção documental da época”.

Além de um fundo expressivo de Literatura Portuguesa, Filosofia e História de Portugal, a biblioteca preserva também objectos pessoais do seu fundador e uma “riquíssima colecção geológica”, área de formação do Dr. Sílvio Gomes Henriques.

Inaugurada a 29 de Fevereiro de 1992, a biblioteca foi construída de raiz para esse fim e contou, na cerimónia de abertura, com a presença de várias personalidades. Foram lidas, então, mensagens enviadas pelo então primeiro-ministro, professor Aníbal Cavaco Silva, e pela dra. Maria Barroso.

A câmara municipal sublinha que o objectivo desta intervenção é valorizar o “generoso legado” deixado ao concelho, garantindo que o espaço continuará acessível a todos os munícipes e, em particular, à população de Arcozelo da Serra.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …