Home - Últimas - Camião da Esperança encerra périplo pelo país com 194 testes à COVID-19 no Sabugal

Camião da Esperança encerra périplo pelo país com 194 testes à COVID-19 no Sabugal

O Camião da Esperança chegou ao fim. A iniciativa conjunta de 10 mecenas, cuja finalidade foi dar resposta e minimizar o impacto da pandemia de COVID-19 na zona Interior de Portugal, terminou a sua tarefa com mais 194 testes realizados hoje no Sabugal, tendo marcado presença o presidente da autarquia, António dos Santos Robalo. O Sabugal é um dos concelhos que regista muitos poucos casos, apenas um. Ainda assim, achou por bem testar aqueles que se encontram na linha da frente e a população de risco.

A visita ao sabugal foi o culminar desta iniciativa levou a equipa a percorrer milhares de quilómetros e a realizar um total 2502 testes ao novo coronavírus e que tinha como objectivos principais aumentar o número de testes realizados em zonas carenciadas (população com menor mobilidade) e apoiar e providenciar tratamento, mantendo a continuidade de cuidados de saúde e outros serviços essenciais. “Um dos grandes objectivos era trazer os testes onde eles não existem e tratar pessoas com menor mobilidade e dificuldade de acesso a estes testes. Além disso, outro aspecto muito importante era retirar pressão sobre o Sistema Nacional de Saúde, o que foi conseguido”, frisa o médico responsável por este grupo, Alexandre Marques.

Os parceiros que se uniram para levar em frente esta iniciativa foram a Galp, da Rádio Comercial, TVI, Unilabs, Mundipharma, Planetiers World Gathering e a GlobalSport e a Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, esta última que garantiu a articulação de todos os procedimentos com as ARS de cada região, para identificar os focos prioritários, os procedimentos oficiais de rastreamento e posteriores procedimentos. E só os utentes identificados previamente pelas ARS, nomeadamente pelos Centros de Saúde locais, são encaminhados para o camião. As Câmaras Municipais também foram naturalmente envolvidas.

 

LEIA TAMBÉM

Viseu garante centro operacional do Rally de Portugal em 2027 e 2028

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, João Azevedo, confirmou esta quinta-feira que o Rally …

Bruno Silva leva Tavfer ao pódio na primeira etapa da Volta ao Algarve 2026

Bruno Silva colocou a Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua no pódio da primeira etapa da Volta ao Algarve …