Home - Sem categoria - Celorico da Beira abre candidaturas a apoio para produtores pecuários e apicultores

Celorico da Beira abre candidaturas a apoio para produtores pecuários e apicultores

O município de Celorico da Beira vai atribuir apoio financeiro a produtores pecuários e apicultores do concelho, com candidaturas abertas entre 1 e 30 de Junho de 2026. O apoio destina-se a proprietários de explorações agro-pecuárias ou de actividade apícola e procura ajudar nas despesas relacionadas com o controlo de sanidade obrigatória, realizado anualmente por força da lei, ou com a vacinação obrigatória de ovinos, bovinos e caprinos, bem como com as colmeias.

Os valores definidos são de 2,75 euros por cabeça para pequenos ruminantes, 8 euros por cabeça para bovinos e 2 euros por colmeia.

As candidaturas, explica uma nota da autarquia, devem ser feitas através do preenchimento de um formulário disponível no Balcão Único do Município. Os interessados têm de juntar a declaração de efectivo animal ou de colmeia relativa ao ano anterior, através da lista SNIRA, o comprovativo da existência de animais adultos por um período de um ano, a declaração da Organização de Produtores Pecuários, a declaração de registo na aplicação Actividade Apícola do Portal do IFAP ou nas Direcções de Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais, e a declaração de não dívida à Autoridade Tributária e à Segurança Social.

LEIA TAMBÉM

Mangualde quer elevar romarias de ovelhas a Património Cultural Imaterial

Mangualde apresentou, na freguesia de Espinho, o projecto “Pelos Carreiros da Transumância”, iniciativa que pretende …

IPMA antecipa aguaceiros e trovoadas para esta semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma deterioração das condições meteorológicas …