A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) anunciou a abertura de um concurso no valor de quatro milhões de euros destinado a apoiar micro e pequenas empresas localizadas no território do Pinhal Interior. A verba, proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, integra o Programa Regional do Centro 2030 e destina-se a financiar investimentos produtivos nos sectores da indústria, turismo, comércio e serviços.
De acordo com a CCDR Centro, terão prioridade os projectos que contribuam para a coesão territorial, a valorização dos recursos endógenos, a transição verde e digital, bem como para a diferenciação e inovação tecnológica das empresas.
Os beneficiários deste concurso são micro e pequenas empresas daqueles sectores de actividade, que poderão apresentar candidaturas com um investimento elegível até ao limite máximo de 300 mil euros. O apoio do FEDER poderá atingir 70 por cento desse valor.
A medida enquadra-se na Intervenção Integrada de Base Territorial do Pinhal Interior e complementa outros instrumentos já disponibilizados pelo Centro 2030, nomeadamente apoios à construção de áreas de acolhimento empresarial, espaços de incubação e de cowork, que estão a ser desenvolvidos pelos municípios.
Estão igualmente em curso projectos de promoção do empreendedorismo, de atracção de investimento e de incubação de ideias de negócio, dinamizados pelas comunidades intermunicipais com intervenção naquele território.
A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, sublinha que “o Pinhal Interior é um território com grandes fragilidades que exige uma resposta específica, que está a acontecer com a Intervenção Integrada de Base Territorial do Pinhal Interior”.
Segundo a responsável, o Programa Centro 2030 dispõe de uma dotação global de 45 milhões de euros reservada para esta intervenção, estando a maior parte desse montante já colocada à disposição do território e dos seus agentes.
“Estes apoios, em concreto, significam uma atenção particular à presença das empresas no Pinhal Interior, assegurando empregos e contribuindo para a fixação de pessoas no território”, destacou ainda Isabel Damasceno.
O território do Pinhal Interior estende-se por 24 municípios da Região Centro, distribuídos pelas comunidades intermunicipais da Região de Coimbra, Região de Leiria, Médio Tejo e Beira Baixa. Abrange, por exemplo, os concelhos de Arganil, Oliveira do Hospital e Tábua. No município de Penacova a integração é parcial, incluindo apenas as freguesias de Friúmes e Paradela e a União de Freguesias de Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego.
Com este concurso, a CCDR Centro pretende reforçar o tecido empresarial destas zonas e criar condições para um desenvolvimento económico mais equilibrado e sustentável em todo o Pinhal Interior.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc