Home - Últimas - Chuva: protecção civil alerta para risco de inundações e deslizamentos a partir de sábado

Chuva: protecção civil alerta para risco de inundações e deslizamentos a partir de sábado

Mudança no estado do tempo vai afectar em especial o litoral Norte e Centro, estendendo-se gradualmente ao restante território durante o domingo com chuva forte e possibilidade de efeitos agravados em zonas atingidas por incêndios

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil alerta para a previsão de precipitação, por vezes forte, a partir da tarde de sábado, 6 de Setembro, sobretudo no litoral Norte e Centro, estendendo-se gradualmente ao restante território durante o domingo. A precipitação deve prolongar-se até meio da próxima semana.. O cenário meteorológico, divulgado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, poderá ter efeitos agravados nas terras altas e em áreas que foram afectadas por incêndios rurais durante o Verão.

De acordo com a Protecção Civil, as zonas que perderam o coberto vegetal e onde existe acumulação de cinza estão mais vulneráveis à chuva, o que aumenta a possibilidade de inundações, cheias, deslizamentos de terras, derrocadas e contaminação de fontes de água potável. Há ainda risco de objectos soltos serem arrastados para as vias rodoviárias ou de estruturas mal fixadas se desprenderem devido a episódios de vento forte.

Entre os efeitos expectáveis, a Protecção Civil destaca a possibilidade de inundações em zonas urbanas causadas pela obstrução dos sistemas de drenagem, o transbordo de cursos de água e a instabilidade de vertentes, potenciada pela infiltração da água em solos desprotegidos após incêndios ou impermeabilizados pela acção humana.

A Protecção Civil recomenda a adopção de medidas preventivas para minimizar os impactos, sobretudo em locais historicamente mais vulneráveis. Entre as principais orientações, estão a limpeza e desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, a fixação adequada de estruturas soltas como andaimes ou placards, a adoção de uma condução defensiva e a proibição de atravessar zonas inundadas.

A entidade apela ainda à população para que se mantenha atenta às informações meteorológicas disponíveis no site do IPMA e às indicações das autoridades locais e forças de segurança.

LEIA TAMBÉM

Chuvas intensas provocam quedas de taludes e inundações no concelho de Seia

A persistente instabilidade meteorológica registada nos últimos dias tem causado saturação dos solos em todo …

CM Arganil

Município de Arganil renovou Compromisso Pagamento Pontual pelo 12.º ano consecutivo

O município de Arganil voltou a ser distinguido, no início de 2026, com a renovação …