Prossegue a obra de renovação do edifício do Centro de Saúde em Oliveira do Hospital.
Cá fora, um enorme cartaz dá conta que o orçamento adjudicado ultrapassa 3 milhões e 150 mil Euros. É uma boa dinheirama a prover no âmbito do tal PRR, vulgo “bazuca”, lá desde os cofres da União Europeia para assim simplificarmos a questão da proveniência destes fundos.
Enfim, mais vale aproveitar verbas destas do que canalizá-las para armas e guerras como agora também querem fazer.
E ao tal PRR, outros municípios recorreram com idêntica finalidade, a renovação dos seus edifícios de Centros de Saúde. Até aqui, do mal o menos. Então, prossiga a obra !
E os Médicos ? Por que não vêm para Oliveira do Hospital ?
Entretanto, no último e ainda recente concurso para provimento de vagas de Médicos, mais uma vez não apareceram candidatos(as) para virem trabalhar para o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, enquanto ficavam noutros Centros de Saúde cá da nossa Região. Ora, por que está isto a acontecer com Oliveira do Hospital ? Será que nos rogaram uma praga ? É doença infecciosa aqui injectada ? Teremos por aqui algum produto tipo “repelente de Médicos” ? Façam-se “análises”…depressa !
Na minha Terra, era costume dizer-se quando algo ou alguém escasseava sem aparecer disponível, dizia-se:- “é ir mandar-se fazer no Carvalhal da Louça” – esta uma povoação ainda vizinha onde havia uma boa produção artesanal de louça…
O problema é que não se pode encomendar Médicos em louça…nem se podem comprar na farmácia… Mas então, que se passa que não querem ficar a trabalhar colocados em Oliveira do Hospital ?
Esta é uma pergunta à qual em primeiro lugar compete à Câmara Municipal responder até porque muitas têm sido as promessas feitas a respeito. E, claro, também deve ser colocada ao Ministério da Saúde e ao Governo e com toda a força ! Sim, compete-lhes resolver este problema no âmbito do SNS , Serviço Nacional de Saúde !
Pode acontecer que um dos maiores obstáculos resida na falta de bons acessos rodoviários…
Estamos num Município do interior, mal servido de acessos rodoviários como, por exemplo, acontece com a “lenda” do IC 6 que sucessivos (des)governos prometeram para não cumprir… E a velha EN 17, a Estrada da Beira, essa está mesmo velhinha e sempre sinuosa…
Acontece que já ouvimos outros falar desta hipótese como penalizadora pela falta de bons acessos e acreditamos que assim possa mesmo ser.
Ora aí temos nós uma situação que Câmara e Assembleia Municipal devem debater firmemente com o (des)Governo, para que rapidamente melhorem as acessibilidades a Oliveira do Hospital.
É que corre-se o insólito risco de virmos a ter um novo edifício para o Centro de Saúde em Oliveira do Hospital – com custo de renovação superior a 3 milhões de Euros – sem Médicos suficientes para assegurar o respectivo bom funcionamento.
Bolas para isto ! Bolas para a conversa da treta de tanto (ir)responsável pela situação !
Até quando, até quando ??
Autor: João Dinis, Jano
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
