Home - Últimas - Festa das Cruzes cumpriu no Guardão promessa com mais de três séculos

Festa das Cruzes cumpriu no Guardão promessa com mais de três séculos

A Festa das Cruzes voltou a cumprir, no sábado, 16 de Maio, no Guardão, a promessa antiga de agradecimento a Nossa Senhora dos Milagres pela ajuda na expulsão dos mouros. A celebração, repetida há mais de 300 anos, juntou centenas de pessoas das freguesias de Guardão, Santiago de Besteiros, Campo de Besteiros e Castelões.

Dezenas de cruzes subiram à serra, enfeitadas com metais preciosos, pérolas, elementos vegetais e frutos. O percurso fez-se entre a Capela de São Bartolomeu e a Igreja do Guardão, ao som de ladainhas, até ao abraço das cruzes com as da freguesia anfitriã.

Esse é o momento central da celebração e simboliza a união das comunidades e a protecção dos campos. Depois do ritual, foi celebrada a eucaristia, seguida de procissão com as cruzes das quatro paróquias, fiéis e romeiros das localidades envolvidas e de outros lugares da região.

A festa realiza-se todos os anos na Ascensão, 40 dias depois da Páscoa, e mantém-se no mesmo espaço, num local marcado no chão pelo uso repetido ao longo dos séculos. No ano passado, pela mão da Câmara Municipal de Tondela, passou a integrar o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

LEIA TAMBÉM

Onda de calor mudou final de “O Enforcado” em Forno Telheiro

A quinta edição da recriação histórica e teatral “O Enforcado” realizou-se, ontem, no Largo da …

Curso de Verão do Centro de Estudos Ibéricos levou investigadores de cinco países a Nelas

O concelho de Nelas integrou o programa do XXVI Curso de Verão do Centro de …