Home - Últimas - GNR apreende sacos de pinhas mansas em Mangualde

GNR apreende sacos de pinhas mansas em Mangualde

O Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Mangualde apreendeu na sexta-feira cerca de 270 quilos de pinhas mansas, Pinus pinea, no concelho de Mangualde. No decorrer de uma acção de patrulhamento os elementos do NPA detectaram um homem de 24 anos, a transportar pinhas mansas sem que se fizesse acompanhar de documentação e fora do período permitido na lei.

Da acção resultou a elaboração de um auto de contra-ordenação por colheita de pinhas fora do período legal para o efeito e a apreensão de nove sacos de pinha mansa. Os factos foram remetidos ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A GNR relembra que o pinheiro-manso (Pinus pinea) é uma espécie florestal com um crescente interesse económico, cuja importância do comércio externo de pinha e de pinhão tem contribuído para a promoção de importantes dinâmicas económicas à escala regional, uma vez que o pinhão produzido em Portugal é de todos o mais valorizado pelas suas características nutricionais. No entanto, a colheita de pinhas de pinheiro-manso é proibida entre 1 de Abril e 1 de Dezembro e, ainda que esteja caída no chão, a sua apanha está interditada por se encontrar em época de defeso, salvaguardando assim o crescimento e desenvolvimento da pinha e do pinhão e evitando a colheita da semente com deficiente faculdade germinativa e mal amadurecida.

LEIA TAMBÉM

Região de Coimbra terá 775 operacionais e 178 veículos na fase crítica dos incêndios

A Região de Coimbra vai contar com 775 operacionais, 178 veículos e três helicópteros na …

Escolas de Penacova, Tábua e Oliveira do Hospital entram na corrida da reciclagem

Seis estabelecimentos de ensino de Penacova, Tábua e Oliveira do Hospital estão entre as 28 …