O primeiro‑ministro anunciou hoje que o Conselho de Ministros de amanhã vai aprovar o futuro traçado do IP3, que liga Coimbra a Viseu, garantindo que a solução respeita as ambições das comunidades intermunicipais da Região de Coimbra e de Viseu Dão Lafões. A decisão foi avançada em Ceira, no concelho de Coimbra, durante a cerimónia de inauguração do Sistema de Mobilidade do Mondego, que passa a ligar Coimbra a Serpins, na Lousã.
Luís Montenegro referiu que o IP3 será duplicado em formato de auto‑estrada no troço entre Souselas, às portas de Coimbra, e Penacova. O governante acrescentou que o plano inclui a ligação entre Souselas e a A13, onde as obras estão paradas há vários anos, e uma solução que sirva Góis e Arganil, no interior do distrito de Coimbra.
Estas vias, afirmou, deverão dar “à região a capacidade de todos terem uma oportunidade de entrarem na rede viária em segurança” e funcionar como forma de alavancar as economias locais e aproximar os territórios da rede de transportes rodoviários nacionais. Na mesma intervenção, o primeiro‑ministro anunciou ainda que o Governo vai lançar, também amanhã, o concurso para a segunda fase da linha de alta velocidade, entre Oiã e Soure.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra defendeu, numa deliberação tomada na quinta‑feira e já enviada ao ministro das Infra-estruturas e Habitação, a construção de uma variante de Penacova e de uma ligação entre a A13 e o IP3, no âmbito da requalificação do itinerário. A estrutura intermunicipal sustenta que todo o traçado do IP3 deve ser requalificado em perfil de auto‑estrada e propõe uma via estruturante de ligação aos concelhos a sul do itinerário, com possibilidade de terminar em Góis.
Também a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões tomou posição sobre a requalificação do IP3, defendendo que a obra seja concluída até 2030 e sem cobrança de portagens. Os autarcas da região sublinham a importância desta ligação para a segurança e para a competitividade do território, num corredor que assegura a articulação entre o litoral e o interior.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc