Suspeito terá usado fósforos para atear fogo de forma dolosa. Investigação passou para a Polícia Judiciária.
Um homem foi detido ontem, 31 de Julho, pelo crime de incêndio florestal no concelho de Oliveira do Hospital. A acção foi levada a cabo por militares do Posto Territorial de Oliveira do Hospital, no âmbito de uma intervenção do Comando Territorial de Coimbra da GNR.
A detenção ocorreu na sequência de um incêndio florestal que deflagrou naquele concelho, tendo os elementos da Guarda desenvolvido diligências que permitiram concluir que o fogo teve origem em chama directa, provocada com recurso a fósforos. De acordo com a GNR, o suspeito terá ateado o incêndio de forma intencional.
O homem foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Coimbra. A condução da investigação passou para a Polícia Judiciária.
Em comunicado, a GNR sublinha que continua a assumir a prevenção e o combate aos incêndios rurais como prioridade de actuação, com especial enfoque no patrulhamento das áreas florestais e na responsabilização criminal dos autores.
A Guarda recorda que a realização de queimadas, queimas de amontoados e fogueiras está proibida sempre que o risco de incêndio rural seja “muito elevado” ou “máximo”. Fora desses períodos, carece de autorização ou comunicação prévia. A linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funciona permanentemente para denúncias ou esclarecimento de dúvidas.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc