Home - Sem categoria - IPMA alerta para possibilidade de trovoada seca a partir de dia 28, risco de incêndio rural e temperaturas acima dos 40 graus

IPMA alerta para possibilidade de trovoada seca a partir de dia 28, risco de incêndio rural e temperaturas acima dos 40 graus

Possibilidade de trovoada seca a partir de dia 28 e risco de incêndio rural em níveis Muito Elevado a Máximo no interior Norte e Centro e no Algarve. ANEPC apela à adopção de medidas preventivas e de autoprotecção.

De acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os próximos dias serão marcados por tempo quente e seco, com destaque para a subida significativa da temperatura, podendo os valores máximos ultrapassar os 40°C. Estão ainda previstas condições de instabilidade a partir do dia 28, com possibilidade de ocorrência de trovoada seca durante a tarde, sobretudo no interior do país.

A humidade relativa do ar poderá descer abaixo dos 30 por cento, com fraca recuperação nocturna, o que agrava o cenário meteorológico e aumenta o risco de incêndio rural. As regiões do interior Norte e Centro, bem como o Algarve, apresentam já níveis de perigo Muito Elevado a Máximo, o que poderá dificultar as acções de supressão em caso de ignição.

Face a este cenário, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) reforça o apelo à população para a adopção de comportamentos responsáveis e preventivos. Recorda que, nos dias de risco Muito Elevado e Máximo, é proibido:

  • Realizar queimadas extensivas ou queimas de amontoados;

  • Utilizar fogo para confeccionar alimentos em espaço rural, salvo em locais autorizados e fora das zonas críticas;

  • Fumigar ou desinfestar apiários com equipamentos sem retenção de faúlhas;

  • Utilizar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.

A ANEPC recomenda ainda especial vigilância por parte da população e atenção à evolução do risco de incêndio, consultando os canais oficiais do IPMA, do ICNF, dos Serviços Municipais de Protecção Civil ou dos corpos de bombeiros.

Para mitigar os efeitos das elevadas temperaturas, é igualmente aconselhado:

  • A ingestão regular de água (pelo menos 1,5 litros por dia);

  • A utilização de protector solar com factor superior a 30, reaplicado a cada duas horas;

  • A escolha de roupas claras, leves e frescas, e o uso de chapéu;

  • A preferência por refeições leves;

  • A procura de formas de refrescar o corpo ao longo do dia.

A ANEPC sublinha a necessidade de especial atenção a crianças, idosos e pessoas com doenças crónicas, mais vulneráveis aos efeitos do calor extremo.

LEIA TAMBÉM

CM Arganil

Município de Arganil renovou Compromisso Pagamento Pontual pelo 12.º ano consecutivo

O município de Arganil voltou a ser distinguido, no início de 2026, com a renovação …

CM de Gouveia alerta para três episódios de chuva forte previstos para o concelho nos próximos dias

O concelho de Gouveia vai ser afectado por três novos episódios de precipitação intensa ao …