O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para a próxima semana a passagem de superfícies frontais frias sobre Portugal continental, com precipitação no início e no final do período e a possibilidade de queda de neve nas regiões de maior altitude.
Depois de duas depressões, Davide e Emilia, que nas últimas semanas trouxeram chuva persistente e uma descida acentuada das temperaturas, o padrão atmosférico mantém-se instável. Segundo o IPMA, “prevê-se a ocorrência de precipitação devido à passagem de superfícies frontais frias no início e no final da semana” em território continental.
Nas terras altas do Norte e do Centro, a precipitação poderá assumir a forma de neve, numa semana marcada pelo regresso do frio após um fim de semana com temperaturas mais amenas. O instituto indica que se espera “uma descida no início da semana”, sobretudo nos valores mínimos.
A temperatura máxima deverá oscilar entre os 5 e os 18 graus Celsius, com valores mais elevados no Algarve e no Alentejo Litoral. Já a temperatura mínima deverá situar-se entre os -1 e os 11 graus, sendo mais baixa no interior Norte e Centro. Na região da serra da Estrela, poderão ser atingidos valores próximos dos -4 graus.
O IPMA alerta ainda para a continuação de períodos de forte agitação marítima na costa ocidental. No início da semana, as ondas poderão atingir entre quatro e cinco metros de altura significativa.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc