Home - Últimas - IPMA colocou 15 distritos sob aviso amarelo devido à neve e à forte ondulação

IPMA colocou 15 distritos sob aviso amarelo devido à neve e à forte ondulação

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta sexta-feira os distritos de Viseu e Guarda entre os territórios sob aviso amarelo, devido à previsão de queda de neve acima dos mil metros, num quadro meteorológico que afecta 15 distritos de Portugal continental.

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo está em vigor até às 18h00 em Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco e Braga, devido à queda de neve nas zonas de maior altitude. Na Serra da Estrela, a acumulação poderá atingir os 20 centímetros nos pontos mais elevados.

O instituto alerta para a possibilidade de perturbações associadas à acumulação de neve e à eventual formação de gelo, nomeadamente vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e prejuízos no abastecimento local.

A par da situação nas zonas do interior, vários distritos do litoral encontram-se também sob aviso amarelo devido à agitação marítima. Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga são os distritos afectados, com previsão de ondas de noroeste entre quatro e cinco metros.

O aviso amarelo relativo ao estado do mar mantém-se até à madrugada de domingo. No entanto, nos distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, o alerta será elevado para aviso laranja a partir das 21h00 desta sexta-feira e até ao meio-dia de sábado, prevendo-se ondas de noroeste que poderão atingir os 10 metros de altura.

Segundo o IPMA, o aviso laranja é emitido quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo corresponde a um risco para determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.

LEIA TAMBÉM

UF de Celorico da Beira aprovou executivo, mas impasse na Assembleia impede instalação dos órgãos

A União de Freguesias de Celorico da Beira, São Pedro e Santa Maria, e Vila …

Universidade de Aveiro desenvolveu bioplásticos a partir de casca de cebola

Um resíduo agro-alimentar abundante e pouco valorizado, a casca de cebola, pode desempenhar um papel …