O presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital e antigo presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, será testemunha de defesa de João Rogério Veloso da Silva, ex-conselheiro nacional do Chega, acusado de crimes de dano e ameaça agravada contra António José Cardoso. O julgamento está marcado para os dias 1 e 2 de Julho, no Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra – Juízo de Competência Genérica de Oliveira do Hospital e o autarca será ouvido na tarde do segundo dia da audiência.
O Ministério Público, recorde-se, acusa João Rogério Veloso da Silva de, a 19 de Março de 2023, ter ameaçado de morte com uma faca António José Cardoso, ex-militante do Chega e candidato à presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital pelo partido nas últimas autárquicas. O arguido é também acusado de ter destruído o carro da vítima, causando danos avaliados em 1 856 euros.
Segundo o despacho de acusação, a que o Jornal de Notícias teve acesso, a vítima passou a temer pela sua integridade física e pela sua vida. António José Cardoso afirmou que “não morreu porque não calhou” e garantiu que João Rogério Silva confessou o crime em tribunal, bem como a testemunhas e à GNR.
O caso foi reportado ao Conselho de Jurisdição Nacional do Chega, que não afastou o dirigente. O líder do partido, André Ventura, classificou a situação como “um mal-entendido”, segundo António José Cardoso. Em Fevereiro deste ano, no entanto, João Rogério Veloso da Silva demitiu-se do Conselho Nacional do Chega e desfiliou-se do partido.
“Venho a informar que não sou militante do partido Chega, e que também apresentei a minha demissão do cargo de conselheiro nacional do partido”, anunciou numa publicação no Facebook, acrescentando que confia na Justiça e espera que “a verdade prevaleça”.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc